Pesquisadores da área de Agrárias da Unicentro participam de programa da Rádio Cultura

Levar informação ao povo do campo. Essa é a premissa do programa Cultura Rural, exibido de segunda a sexta pela Rádio Cultura, no início da manhã e no final da tarde. Desde o início de abril, o programa traz informações sobre agricultura e pecuária, como planejamento forrageiro para o outono/inverno, métodos de pastagens e alimentação dos animais.

O jornalista Cleber Moletta, que é egresso do curso de Jornalismo da Unicentro e um dos idealizadores do programa, conta que o público rural compõe boa parte dos ouvintes da rádio e, por isso, a emissora percebeu a necessidade de  produzir um programa voltado, especialmente, para esse público. “A gente resolveu incrementar com uma prestação de serviço exclusiva para esse público, com informações que sejam úteis, que possam ser aplicáveis nas propriedades, de acordo com o interesse do produtor”.

A produção do programa tem parceria da Unicentro. Todas as edições contam com a participação de professores dos departamentos de Medicina Veterinária e Agronomia. Cleber destaca que, além de trazer a informação que o homem do campo precisa, a presença da universidade também possibilita mostrar para a sociedade a importância das pesquisas e dos trabalhos desenvolvidos na nossa instituição de ensino superior.

Participação dos professores tem como objetivo sanar dúvidas dos ouvintes sobre a lavoura e a pecuária

“É um conhecimento que é gerado dentro da universidade. Os professores são altamente qualificados, eles têm produzido em alto nível. As publicações dos professores têm circulado, enfim, em outras universidades, em outros centros de pesquisa. E, muitas vezes, a população não sabe que todo esse conhecimento é gerado aqui”, discorre o egresso do curso de Jornalismo.

O professor do departamento de Medicina Veterinária Luiz Gonzaga de Macedo é um dos participantes do programa. Para ele, dar uma nova linguagem aos resultados das pesquisas e disseminá-las por meio do rádio é bom para todos os envolvidos – pesquisadores, jornalistas e ouvintes. “A universidade pública brasileira, não só a Unicentro, ela explora muitos canais de publicação científica e, na maioria das vezes, não escreve esses resultados em uma linguagem que possa atender, de fato, aqueles que mais precisam. Então, é também uma iniciativa de provocação, de como nós temos nos comportado em relação a entregar o produto que nós produzimos aqui”, relata.

Outro participante do programa, o professor do Departamento de Agronomia Sebastião Brasil afirma que a participação no Cultura Rural é uma opção da Unicentro por ajudar diretamente na solução de problemas dos produtores rurais. “Nós também, ao longo desses programas que a gente tem realizado, sempre fica a menção, que a universidade é o porto seguro deles, que eles podem vir a universidade, que aqui eles vão ter, dentro das especialidades que existem dos profissionais que trabalham na área de ciências agrárias, provavelmente resoluções para seus problemas”, defende.