Unicentro passa por processo de Recredenciamento Institucional

Na próxima semana, uma Comissão de Verificação in loco do Conselho Estadual de Educação do Paraná – CEE/PR, e da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Seti, estará na Unicentro para avaliar a universidade com vistas ao Recredenciamento Institucional. Esta Comissão é formada por peritos técnicos e realizará levantamentos documentais, visitas técnicas e reuniões com os segmentos da comunidade acadêmica. O acompanhamento dos profissionais será feito pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

O recredenciamento ocorre, regularmente, a cada dez anos e é uma prestação de contas das atividades desenvolvidas pela instituição de ensino superior, com objetivo de garantir a qualidade da universidade.

O reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio de Souza, destacou que esse processo avaliativo leva em conta a universidade como um todo. “O recredenciamento é o momento em que a universidade sofre a análise de peritos externos, com treinamento específico e com a vivência acadêmica para fazer essa avaliação. Por isso, acreditamos que temos que aproveitar esse processo avaliativo também para aprimorar internamente o trabalho da universidade. É um momento para crescermos enquanto instituição de ensino superior e avançarmos no ensino, na pesquisa e na extensão”, avaliou.

.
ENTENDA O RECREDENCIAMENTO

Esse processo é a renovação do ato administrativo de credenciamento, promovida pela Seti e pelo CEE, que são os responsáveis pelas funções de regulação, supervisão e avaliação do Sistema Estadual de Ensino Superior do Estado do Paraná – Seaes.

No relatório técnico final da avaliação, baseado no Instrumento de Avaliação Externa do Seaes, os técnicos da comissão apresentarão os pontos a serem melhorados e os pontos positivos e fortes da instituição, além da nota geral que a universidade recebe, chamada de Conceito Institucional (CI) que varia de 1 a 5.