Departamento de Economia promove palestra sobre ansiedade

Foi buscando melhorar a experiência de aprendizado e a qualidade de vida de seus alunos, que o Departamento de Economia propôs o II Workshop de Saúde Mental e Habilidades Socioeconômicas. A ação, que iniciou no ano passado, tem dois encontros programados para 2019. Ministrada pela psicóloga Pâmella Souza, a primeira atividade dessa edição foi uma palestra sobre ansiedade.

A gente pensou esse tema justamente porque é um dos temas mais comuns de forma geral, porque o Brasil é o país mais ansioso. Também para falar sobre esse movimento, que é muito relevante porque os jovens sofrem muito com isso na universidade”, conta Pâmella.

A chefe do Departamento de Ciências Econômicas, professora Sandra Mara Mattos, explica que foi justamente do contato com os alunos do curso que surgiu a ideia de realizar os encontros. “Foi decisão da chefia do Departamento, porque a gente tem sentido entre os jovens essa necessidade de ter mais equilíbrio mental, de conhecerem mais suas necessidades, trabalharem com as ansiedades, trabalhar com organização do tempo. Então, isso é extremamente importante”, avalia.

Ao abordar a ansiedade, palestra foi voltada a todos os estudantes do curso (Foto: Coorc)

A ideia, segundo a professora Sandra, é que esses contatos com a psicóloga ajudem os alunos a saber qual caminho tomar quando houver necessidade. “Você não consegue ajudar todo mundo, mas 10% ali que consiga ter um equilíbrio melhor, um aprendizado e entender que têm necessidades e que pode correr atrás – porque ela fala também, se você tem esse problema que você pode  recorrer a esse psicólogo, a esse médico, a essas terapias, este tratamento. Então, é um conhecimento a mais para ele, se não for agora, pode vir a servir um pouco mais para frente”.

Os alunos que acompanharam o primeiro encontro do Workshop aprovaram a iniciativa. Esse é o caso da Marcelly Ferreira. Prestes a se formar, a estudante relata que a palestra veio em um bom momento. “Extremamente importante porque nós estamos muito pressionados, principalmente eu, que estou no quarto ano – TCC, vida profissional. A gente está muito pressionado. Então, dar um fugidinha da vida acadêmica para falar sobre isso ajuda bastante”.

Aluno do terceiro ano de Economia Erick Souza também aprova a iniciativa. “Foi legal, foi bem interessante, trouxe alguns exemplos que a gente viu da cidade, bem relevante o assunto”. O segundo encontro do Workshop de Saúde Mental e Habilidade Socioeconômica está programado para o mês de agosto.