Centro de Línguas está com inscrições abertas no campus Irati

Quer aprender uma nova língua e ainda entrar em contato com uma nova cultura? O CEL, que é o Centro de Línguas da Unicentro, no campus Irati, está com inscrições abertas para turmas do segundo semestre deste ano. São seis opções de cursos: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e polonês.

O CEL atende alunos tanto aqui da Unicentro quanto da comunidade e, geralmente, quando iniciam não têm tanta desenvoltura para falar, para se expressar nas aulas. Eu percebo que, ao longo do semestre, eles acabam adquirindo mais confiança para poderem se expressar mais, para usar a língua – no caso a língua inglesa que é o que eu ensino – para se articular minimamente nos níveis iniciais e, depois, de maneira mais abrangente, nos níveis mais avançados”, conta o professor Paulo Gregório que dá aulas de inglês pelo Centro de Línguas.

São 30 vagas por turma e, no total, o Centro de Línguas vai atender 200 alunos no próximo semestre. Qualquer pessoa pode se inscrever, desde que tenha no mínimo 16 anos de idade. O diretor do Centro de Línguas, André Specht, acredita que as aulas de idiomas da Unicentro têm um diferencial, fornecendo também uma formação cultural aos alunos. “Quando a gente trabalha com o ensino de línguas, a gente trabalha a partir de uma perspectiva comunicativa e intercultural. Então, a pessoa vai trabalhar e ter acesso ao conteúdo de língua estrangeira a partir de textos, a partir de questões culturais, de discussões. Ela ultrapassa o nível simplesmente da gramática, do ensino linguístico”.

Além disso, o diretor destaca alguns pontos positivos em saber falar, ouvir e escrever em uma segunda língua. “É bastante importante para o mercado de trabalho você ter uma segunda língua e, também, para questões acadêmicas, para quem quer fazer um mestrado, um doutorado, você precisa aprender mais de uma língua”.

O mestrando em História pela Unicentro, William Franco Gonçalves, por exemplo, participa das aulas de polonês, ministradas pela professora Sônia Niewiadomski, há quatro anos. “A professora Sonia ensinou desde o básico, desde o alfabeto, porque tem algumas letras diferentes. Tem a apostila, mas a professora Sonia também faz coisas diferentes – alguns vídeos, ela traz algumas coisas de casos e frases para a gente trabalhar e ir fazendo perguntas um para o outro”. E o William já colheu um pouquinho dos frutos que o aprendizado em uma segunda língua pode oferecer. “Ano passado eu consegui uma bolsa que ofereceram aqui para a Polônia e eu fiquei um mês lá fazendo um curso de verão. Então, eu achei muito incrível”.

As inscrições para os cursos de línguas da Unicentro em Irati seguem abertas até dia 17 de julho. Se a pessoa já souber um pouco da língua estrangeira e quiser se matricular em um nível mais avançado, é possível fazer um teste de nivelamento. O valor da matrícula para qualquer um dos cursos é de 60 reais. Além disso, são cobradas duas mensalidades de 90a reais cada. O início das aulas está programado para 29 de julho e elas vão até o final do segundo semestre de 2019. Mais informações e inscrições pelo site do CEL.