Terçaragem é atividade em comemoração aos 20 anos do curso de Enfermagem

Uma vez por mês, as terças-feiras têm, a partir desse mês de junho, uma nova cara para as turmas de Enfermagem da Unicentro. Isso porque em comemoração pelos 20 anos do curso, o Departamento de Enfermagem está promovendo várias atividades e uma delas é a Terçagem.

Segundo a vice-chefe do Departamento de Enfermagem, professora Leticia Gramazio Soares, o evento tem como objetivo a promoção de palestras e minicursos. Ações que levarão ao encontro e à integração dos estudantes de todos os anos do curso. “Trazer alguns temas de discussão. Temas importantes para a Enfermagem que, às vezes, perpassam as disciplinas, mas nem sempre tem um momento de discutir em conjunto. Nós pensamos também numa forma do curso unir os alunos, em um momento único, já que às vezes eles não têm esses momentos de comunhão entre eles”, explica Letícia.

Segundo a chefe do Departamento de Enfermagem, professora Alexandra Bittencourt Madureira, a Terçaragem é uma ideia antiga e uma oportunidade de trabalhar temas sugeridos pelos próprios alunos do curso de Enfermagem. “Temáticas que vão além daquilo que a gente estuda na academia. Então, alguns temas inclusive que surgiram dos alunos que a gente está trazendo para eles nessas Terçagens”.

ITs foram tema da primeira Terçaragem (Foto: Coorc)

A palestra da Terçaragem desse mês de junho foi “Infecções sexualmente transmissíveis entre jovens: dados epidemiológicos e prevenção”. Assunto abordado pelo enfermeiro Thiago Henrique Kararek Santos, da 5. Regional de Saúde. Em sua explanação, ele procurou sanar as dúvidas dos alunos e, também, orientar sobre os cuidados com os futuros pacientes. “Uma atividade bem interativa com eles para que eles percebam os próprios comportamentos, as próprias dúvidas que eles têm, para que eles estejam mais seguros também quando forem abordar isso com a população”, conta.

A estudante do quinto ano de enfermagem, Gabriela Rita de Barros, aprovou a atividade proposta. Ter esses eventos mensalmente, com palestras, com assuntos diferentes, se faz muito importante tanto para atualização, como para novos conhecimentos. Então, acredito que é muito válido para nós estudantes”.