Unicentro promove mobilização de dança

A dança, em sua essência, é a arte de movimentar o corpo, seguindo movimentos ritmados ao som de música. Dança é arte em ação. São muitos os estilos, cada um com uma personalidade. E para valorizar essas manifestações artísticas é que a Diretoria de Cultura (Dirc) da Unicentro promove, há oito anos a mobilização pelo dia internacional da dança. “São expressões artísticas muito fortes”, enfatiza a funcionária da Dirc, Elizabeth Lustoza.

Quem, ano a ano, participa da mobilização da dança na Unicentro é o Centro de Educação Profissional de Dança Rômani. Para a professora Shauane Silva, um momento impar nas apresentações anuais da companhia. “A Rômani é parceira da Unicentro desde o Fedag, desde 2000, já fazem 19 anos. Nós somos muito felizes participando e fazendo parte desse movimento que gira em torno da dança, nossa arte”, afirma.

A oitava mobilização trouxe ao palco do Auditório Francisco Contini vários tipos de dança. A professora Caroline Santos subiu ao palco com os alunos da turma de k-pop, – um estilo coreano. “É de extrema importância o pessoal vir e mostrar o trabalho deles, mostrar que Guarapuava tem força na dança”, defende Caroline.

O grupo de dança Outono Dourado, da Unati (Universidade Aberta a Terceira Idade), também participou da mobilização. “Subir ao palco sempre causa aquele friozinho na barriga”, comenta Maria Regina Vargas, uma das integrantes, depois da apresentação.