Limnologia é tema de simpósio promovido por Centro Acadêmico de Biologia

Limnologia é uma área da Biologia que se dedica a estudar os ecossistemas aquáticos continentais, ou seja, os ecossistemas de água doce. Para falar um pouco mais sobre esse tema com os estudantes do curso, o Centro Acadêmico de Biologia promoveu o I Simpósio de Limnologia. De acordo com o presidente do C.A., Rhuan Taques, a escolha do tema se deve aos projetos desenvolvidos por professores e acadêmicos do Departamento.

“A gente escolheu esse tema porque aqui na Universidade, a gente tem alguns projetos bem grandes no curso de Biologia. – A gente estuda a fauna, a flora, a genética, aspectos genéticos, evolutivos de ambientes aquáticos, às vezes sociais também, com a participação do Laboratório de Educação Ambiental aqui da universidade. Nesses grandes projetos surgem alguns subprojetos e um deles é o projeto das águas, que estuda aspectos físicos, químicos e biológicos dos rios, dos riachos, desses ambientes de Campina do Simão e do Turvo”, conta Rhuan.

Simpósio foi organizado pelo Centro Acadêmico de Biologia (Foto: Coorc)

O evento contou com 40 participantes, que puderam conferir sete palestras durante os dois dias de Simpósio. Entre os assuntos abordados estava a introdução à Limnologia, o manejo de plantas aquáticas em estações de tratamento de esgoto, macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores da qualidade da água e peixes ornamentais.

“O que que é a limnologia, o que é o objeto de estudo, qual a diferença dela com outras disciplinas, quais são as principais contribuições para teorias ecológicas que a limnologia trouxe. Falar, também, um pouco sobre ecossistemas lóticos e lênticos, que são de água mais corrente, tipo rios e riachos, e de água mais parada, tipo lagos”, explica uma das palestrantes, a professora Mônica Ceneviva Bastos.

O tema agradou aos participantes, como a acadêmica do segundo ano de Biologia Licenciatura, Fernanda Gurgel. “Eu quis participar porque eu acho o tema muito interessante, não é sempre que a gente tem uma oportunidade assim aqui dentro da faculdade. Então, o Centro Acadêmico fez esse Simpósio e é um assunto muito legal para nós, acadêmicos de Biologia, termos na nossa vida, saber um pouco do assunto para poder aplicar nos nossos estudos e, também, quem sabe lá para frente, a gente poder levar para os outros alunos também, ainda mais eu que sou da parte de licenciatura”. O presidente do Centro Acadêmico também destacou a importância de abordar assuntos diferenciados em atividades extracurriculares do curso. “A gente acaba esquecendo, muitas vezes, da interação e do relacionamento de todos esses fatores com os fatores sociais também.  Então, é muito importante que nós, como biólogos, para a boa utilização desses recursos, nós consigamos entender bem essas interações”, finaliza Rhuan.