Palestras e música chamam a atenção para a importância do cuidado com a voz

Ao longo de abril, mês em que é celebrado o Dia Mundial da Voz, várias ações estão sendo desenvolvidas pela Unicentro para alertar sobre a importância dos cuidados com a voz. No campus Cedeteg, a data foi marcada por palestras e apresentações culturais. A ação foi promovida pela Dirc, que é a Diretoria de Cultura da universidade, e segundo a agente universitária Elisabete Lustosa teve como objetivo a conscientização de como a voz deve ser preservada, principalmente por professores. “É o instrumento de trabalho do professor. Eles falam muito, né? Às vezes, não transmite aquilo que deveria transmitir por conta da voz. Então, isso porque a preocupação com ela e que todo mundo deveria se conscientizar”, afirma.

Uma das palestrantes foi a fonoaudióloga Jaqueline Novis. Para ela, a prevenção é melhor caminho para manter uma voz saudável. “É muito importante a gente ter essa visão voltada para a prevenção, para a promoção de saúde e da higiene vocal, para nossa qualidade de vida e a nossa comunicação no geral”.

No Cedeteg, atividades foram voltadas para os estudantes (Foto: Coorc)

Em 2018, segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil foi um dos países que mais incentivaram os cuidados com a saúde vocal. Para a professora de técnica vocal Eliana Fialho, são as pequenas atitudes que auxiliam no cuidado e na qualidade da voz. “É um instrumento perfeito que nós temos e a gente tem que saber cuidar”, define.

Um dos ouvintes da palestra, o egresso da Unicentro Mauricio Pilatti, considerou valida a inciativa de incentivar a prevenção. “Muito legal que seja lembrado o dia da voz, para que as pessoas deem atenção para a voz, principalmente na Unicentro já nós temos vários cursos de licenciatura, que formam professores”, salienta.