Abertas inscrições para exame de proficiência no campus de Irati

Semestralmente, a Unicentro realiza exame de proficiência em línguas estrangeiras. Em Irati, o teste desse primeiro semestre já está com as inscrições abertas e, segundo o coordenador do processo, professor Tadinei Jacumasso, qualquer pessoa pode fazer a prova, mas o público-alvo prioritário são os estudantes de mestrado e doutorado ou futuros pós-graduandos. Isso porque a comprovação da proficiência em uma ou mais línguas estrangeiras é quesito obrigatório para a defesa das dissertações e teses.

“Para o mestrado, geralmente, se pede que o candidato faça proficiência em uma língua estrangeira. E para o doutorado, além daquela já feita no mestrado, pede que o candidato tenha proficiência em mais uma língua estrangeira. Então, a importância é pela necessidade de apresentar ao seu programa de pós-graduação proficiência em línguas estrangeiras”, explica Tadinei.

Os candidatos poderão optar, no ato da inscrição, entre dois idiomas: inglês e espanhol. As provas, de acordo com o professor Tadinei, têm a mesma estrutura e ambas procuram avaliar a compreensão de textos escritos. “Tanto a prova de inglês como a de espanhol são compostas, geralmente, na sua estrutura, por dois textos escritos. Partindo desses dois textos são elaboradas dez questões, que são questões objetivas, então são questões de múltipla escolha. E a avaliação que é feita pela prova de proficiência é uma avaliação da compreensão leitora do candidato para verificar sua capacidade de ler um texto em língua estrangeira, analisar aquilo que se tem no texto e responder as perguntas referentes a ele”.

No dia da prova, o candidato deve trazer um documento oficial com foto e uma caneca azul ou preta. Quem quiser, pode utilizar um dicionário impresso. A prova será realizada no dia nove de maio, no campus de Irati, e as inscrições seguem abertas até o dia 29 de abril, somente pelo site da Unicentro. A taxa é de 80 reais.