Mestrado em Educação está com inscrições abertas

Mestrado em Educação está com inscrições abertas

Mais um Programa de Pós-Graduação da Unicentro abre processo seletivo para a formação de turmas. Dessa vez, a oportunidade é para graduados que tiverem interesse em se tornar pesquisadores na área de Educação. O programa conta com duas linhas de pesquisa: “Políticas educacionais, história e organização da educação” e “Educação cultura e diversidade”.

O coordenador do mestrado, professor Alessandro de Melo, explica que o objetivo do programa, além de formar pesquisadores e professores para o ensino superior, é fornecer recursos para que professores apliquem seus conhecimentos em favor da educação. “Proporcionar os fundamentos teórico-metodológicos que lhes possibilitem mobilizar, na sua prática profissional, os conhecimentos filosóficos e científicos da área da educação”, conta.

O professor Alessandro lembra ainda que o público é bastante amplo, mas há uma inclinação para profissionais oriundos da área de humanidades. “Geralmente, o perfil dos ingressantes abrange profissionais da Educação, tanto das prefeituras quanto do Estado, e de escolas particulares e outros profissionais de áreas afins”, comenta.

Os inscritos, para concorrer a uma das 46 vagas, passarão por um processo seletivo dividido em três etapas. A primeira delas é a avaliação do projeto de pesquisa, que leva em conta, entre outros fatores, a adequação da proposta de investigação à linha de pesquisa e aos orientadores indicados pelo candidato. “Conheça o perfil do corpo docente e das linhas de pesquisa para desenvolver projetos coerentes com nosso perfil”, recomenda o professor Alessandro.

 

A segunda e terceira etapas do processo seletivo são, respectivamente, a prova escrita e a entrevista. No exame serão considerados a compreensão e elaboração dos problemas tratados na área da Educação, a competência textual e a articulação das temáticas da linha de pesquisa. Já na entrevista, os candidatos devem falar sobre sua trajetória acadêmica e sua relação com o projeto de pesquisa proposto.
O cronograma e link para a inscrição, bem como o passo a passo, lista de documentos necessários e conteúdo a ser estudado para a prova estão descritos no edital. As inscriçõesficam abertas até o dia 26 de abril.

Deixe um comentário