Acadêmicos de Contábeis vão auxiliar guarapuavanos com a declaração do Imposto de Renda

Acadêmicos de Contábeis vão auxiliar guarapuavanos com a declaração do Imposto de Renda

Todo começo de ano a história é a mesma. São varias contas a pagar, tudo é muito corrido e ainda tem a declaração do Imposto de Renda – um processo que envolve muitas regras e sempre gera dúvidas. É pensando em ajudar as pessoas que precisam fazer a declaração que o Departamento de Ciências Contábeis da Unicentro vai realizar orientações a comunidade a respeito do preenchimento do IR. “O guarapuavano vai pode esclarecer suas principais dúvidas e receber algumas dicas de como fazer corretamente a declaração. Os pontos principais que são abordados referem-se à obrigatoriedade, ao período de entrega e, ainda, dicas que são dadas para correta declaração”, explica a coordenadora da ação, a professora Luci Longo. 

A docente lembra que, com base nas experiências do atendimento em anos anteriores, as principais dúvidas surgem ao fazer a declaração. Por isso, é bom dar início ao processo antes de procurar orientação com os acadêmicos de Contábeis. “É que as principais dúvidas que surgem são em decorrência de situações atípicas. Por exemplo; as pessoas que não fazer parte da categoria dos assalariados – autônomos, profissionais liberais que possuem uma renda variada e precisam fazer os lançamentos conforme ocorrem essas essas entradas, essas rendas”. 

Outros pontos como declaração de bens, dívidas e heranças também geram dúvidas e, por isso, serão abordados durante a orientação. A professora Luci alerta que a declaração feita da maneira correta, pode significar diminuição do valor do imposto devido ou no aumento da quantia a ressarcir.

28 alunos do quarto ano de Ciências Contábeis integram a equipe do projeto e tem a orientação de quatro professores, além da própria coordenadora. O atendimento à comunidade está agendado para essa sexta-feira, 12, no calçadão da rua XV de Novembro, em frente a sede do Clube Guaíra, entre 9h e 17h.  

Deixe um comentário