Resultados de avaliações internas e externas são apresentados para departamentos

A Unicentro busca sempre aperfeiçoar a qualidade dos cursos que oferece. Por isso, a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), através da Comissão Própria de Avaliação, realiza um trabalho constante de levantamento de informações e avaliação dos cursos da universidade. O diretor de Avaliação Institucional da Unicentro, Angelo Marafon, explica que esse processo é realizado de três em três anos, acompanhando a avaliação do Ministério da Educação. “Nós respeitamos o calendário trienal do MEC para a realização do Exame Nacional de Desempenho. Então, nesse ano, os cursos que passarão pelo Enade também passam por outras duas avaliações, uma interna e a outra que é o Sistema de Acompanhamento de Egressos da Unicentro”, detalha.

Os dados obtidos nas três avaliações, continua observando Angelo, são cruzados com o objetivo de mensurar os pontos positivos e negativos do curso segundo os estudantes matriculados, os professores do curso, os egressos e o Ministério da Educação, através do resultado do Enade. Esses dados são, então, analisados e, na sequência, são apresentados para os professores de cada departamento pedagógico. “Isso possibilita que eles tenham material para planejar o curso e, também, aprimorá-lo em conjunto com a universidade”.

Professores e diretores do Setor de Exatas e Tecnológicas acompanham os resultados durante reunião promovida pela Propan (Foto: Coorc)

Nesse início de ano, a Comissão Própria de Avaliação está realizando reuniões com os chefes dos cursos que fizeram o Enade 2017, que teve o resultado publicado no final do ano passado.Também participam os chefes dos setores de conhecimento a que estão vinculados esses cursos. “Nesses encontros”, conta Angelo, nós levamos os resultados desse cruzamento das avaliações interna, do MEC e, também, os relatórios do acompanhamento de egressos”.

Um dos cursos que recebeu a Proplan é o de Ciências da Computação. “Os resultados obtidos com o Exame Nacional de Desempenho dos estudantes e dos indicadores de qualidade da educação superior do ano de 2017, contribuem para uma análise do perfil dos concluintes avaliados, ajudando na definição de melhoria e atualizações para projeto pedagógico”, avalia o chefe do departamento, professor Mauro Miazaki.

Tanto o Relatório de Acompanhamentos de Egressos quanto os resultados das outras avaliações podem ser acessados na página da Proplan, dentro do portal da Unicentro.