Editora da Unicentro reúne 18 autores em noite de autógrafos na livraria A Página

Em uma livraria, os livros sempre são as estrelas. Mas a proposta é que, por algumas horas, eles dividam o protagonismo com os escritores de Guarapuava e região. “Uma noite na livraria: autores, livros e afetos” foi promovida da Eduni, que é a Editora da Unicentro, em parceria com a livraria A Página, como uma forma de aproximar autores da região de Guarapuava. Além disso, segundo a diretora da Eduni, Denise Witzel, o evento possibilitou evidenciar os trabalhos desses escritores. “Nós conseguimos dar visibilidade aos nossos autores, aos nossos títulos, fazer um acolhimento desses autores, coisa que é muito difícil. Vir para um espaço fora da universidade, trazer a comunidade, convocar e convidar pessoas para conhecer o trabalho da Eduni, é sem dúvida nenhuma de grande importância”.

Além das palavras impressas, muitas outras foram compartilhadas entre autores e leitores. A estudante Isabela Nunes foi até a livraria e conferiu cada uma das obras. “A gente está podendo valorizar a nossa cultura através da literatura, muitos autores aqui da editora da Unicentro, e a gente pode observar que existem sim autores na nossa região”, avalia.

Levar as obras produzidas por pesquisadores para fora dos muros da universidade é fundamental para que o conhecimento gerado possa ser compartilhado e gerar mudanças na sociedade. “O sentimento principal é, assim, um pouco de dever cumprido e um pouco de autorrealização. A oportunidade de finalizar um livro por uma editora universitária, sempre é uma coisa muito boa”, define o professor Clayton da Silva, um dos autores.

Autores que se aventuram no mundo da literatura também são valorizados pela Eduni e suas obras também fizeram parte da noite. O jornalista Klaus Pettinger, por exemplo, conta a história dos suábios a partir de fatos do cotidiano. “O meu livro é uma romance infanto-juvenil, uma aventura étnica que conta a história de Entre Rios de uma forma bem engraçada, divertida, leve. Apesar de ser uma história bem comovente, uma história até triste em alguns pontos, que é a história dos suábios do Danúbio que vieram da Europa depois da guerra, que foram expulsos de seus lares e vieram para Entre Rios”, resume.

Noite de autógrafos foi um sucesso de público (Foto: Coorc)

Os encontros entre autores e leitores foram possibilitados por uma parceria estabelecida entre a Unicentro e a A Página, que recebeu o lançamento. Para o supervisor da livraria, Thomas Przybysewski, o primeiro de muitos.  “Quanto mais união tiver no campo literário, no campo cultural – que a Unicentro também presa muito por isso, a própria editora da Unicentro é um exemplo disso -, a gente pensa que as coisas tendem somente a melhorar, incentivar mais a leitura, incentivar a literatura de forma geral”.