Desafios das licenciaturas é tema de aula inaugural promovida pelo Sehla, de Irati

Com o objetivo de integrar os cursos de Letras, Pedagogia e História, o Setor de Humanas, Letras e Artes, o Sehla do campus de Irati, promoveu a aula inaugural setorial de 2019. O evento contou com a presença de professores e alunos dos três cursos. Segundo a vice diretora do Setor, professora Luciana Trennephol, o momento é importante para que o aluno conheça a realidade do curso, do Setor e, consequentemente, da universidade.

“A nossa aula inaugural é importante para que, logo na chegada dos alunos à universidade, eles entendam o que que é o Setor, que congrega os três departamentos, se entendam como alunos de Ciências Humanas dentro desses três cursos. Além disso, já entrar no assunto do seu curso, da realidade das licenciaturas – já que nós estamos vivendo uma realidade bastante desafiadora. Então, é muito importante o aluno, já na chegada, tenha um conhecimento dessa nossa realidade”, detalha Luciana.

Além de muitas informações, um pouco de música na aula inaugural (Foto: Coorc)

Além das falas das diretoras de Setor e das chefes dos três departamento, os alunos puderam ouvir também os representantes dos centros acadêmicos. O representante do CA de História, Dener Santos, avalia positivamente a integração proposta pelo Sehla.  “Eu acho interessante para a gente ver possibilidades de projetos em grupos, e entre os três cursos também”.

Segundo a diretora do Sehla, professora Michelle Fernandes Lima, a preparação da aula inaugural contou com a participação dos alunos, com o objetivo de envolve-los na gestão. “Divulgar os projetos, as ações, as possibilidades que os alunos têm – iniciação científica, extensão e de outras atividades que eles podem participar. É um momento para eles se conhecerem, são muito separados. É um momento de integração bem importante para começar o ano”, afirma.

Os alunos também participaram de uma palestra ministrada pela professora Gisele Masson, com o tema “Os desafios das licenciaturas no contexto atual”. “Nós iremos discutir os desafios das licenciaturas no contexto atual. Então, nós vamos problematizar a questão da formação dos professores e apresentar um panorama da realidade brasileira em relação a conjuntura econômica, política e social, e quais são então os desafios que se colocam no processo formativo dos licenciandos para o enfrentamento desse momento histórico que estamos vivendo”, resume.

A chefe do Departamento de Letras, professora Leonilda Procailo, destacou a importância da temática na formação inicial dos estudantes. “Eu acredito que seja muito importante, nesse contexto deles, terem essa noção do que está acontecendo, quais os desafios que as licenciaturas estão enfrentando hoje. E todos os cursos do Setor são de licenciatura. Então, acredito que nós dividimos esses conflitos, dividimos essas ansiedades num momento em que há várias incertezas”.