Alunos de Matemática ministram curso de nivelamento para estudantes de Geografia

Para agregar ainda mais qualidade à formação dos acadêmicos, o curso de Geografia Bacharelado propôs um curso de nivelamento em Matemática para os estudantes do primeiro ano. A iniciativa, segundo o chefe do Departamento, professor Aparecido Andrade, já vem sendo estudada há algum tempo e o objetivo é reforçar conteúdos que facilitarão o aprendizado dos estudantes no decorrer da formação em Geografia. “Os calouros, geralmente, vêm com uma base, principalmente na matemática e no português, um pouco deficitária. Aí, surgiu a ideia de chamar o Departamento de Matemática, junto com os professores e os alunos, para, ao longo de uma semana, tentar fazer esse nivelamento. Ou seja, recuperar aquilo que os alunos tiveram lá no ensino básico e que, muitas vezes, quando chegam aqui na universidade, eles aparentemente se esqueceram”.

A parceria entre os departamentos de Geografia e Matemática deu certo e beneficiou acadêmicos das duas áreas. Isso porque o curso foi ministrado pelos estudantes do quarto ano de Matemática Licenciatura, que estão cumprindo a carga horária da disciplina de Estágio Supervisionado. Durante a semana de atividades, os acadêmicos de Matemática se dividiram para apresentar diversos conteúdos aos colegas da Geografia.

Aulas foram ministradas por aluno do último ano da licenciatura em Matemática, como atividade de estágio (Foto: Coorc)

Cassiano Barbosa é um dos estudantes que ministrou o curso. Ele vê na proposta uma oportunidade de conhecer a prática da docência direcionada ao ensino superior. “A gente vai estar explicando para eles a parte da matemática básica mesmo, as operações, as potências, o plano cartesiano, que são algumas coisas que eles usam. Interessante pela parte prática da docência e pelo fato também de ser na graduação”, avalia o graduando.

A professora Vânia Gryczak, responsável pela disciplina de estágio supervisionado do curso de Matemática, ressaltou a importância da atividade conjunta no sentido de contribuir com a formação dos acadêmicos dos dois cursos. “A gente sabe que, assim como no curso de Geografia, no nosso curso Matemática também os alunos chegam com déficit de matemática básica. Então, a partir disso, a gente topou, levou ao Condep, que é o Conselho Departamental, e todos os professores se interessaram, abriram mão, então, das suas aulas, para que os alunos pudessem estar aqui junto com os alunos da Geografia”, relata.

Jean Carlos é acadêmico do primeiro ano de Geografia e participou do curso de nivelamento. Para ele, a atividade foi uma boa forma de relembrar alguns conteúdos que serão importantes para o desenvolvimento da formação acadêmica. “É a matéria que nós vamos aprender em cartografia que eles estão ensinando hoje. Então, vai ser bem importante”.
De acordo com o professor Aparecido Andrade, chefe do Departamento de Geografia, a ideia é estender a atividade também às outras turmas do curso.