Alunos de Matemática ministram curso de nivelamento para estudantes de Geografia
Para agregar ainda mais qualidade à formação dos acadêmicos, o curso de Geografia Bacharelado propôs um curso de nivelamento em Matemática para os estudantes do primeiro ano. A iniciativa, segundo o chefe do Departamento, professor Aparecido Andrade, já vem sendo estudada há algum tempo e o objetivo é reforçar conteúdos que facilitarão o aprendizado dos estudantes no decorrer da formação em Geografia. “Os calouros, geralmente, vêm com uma base, principalmente na matemática e no português, um pouco deficitária. Aí, surgiu a ideia de chamar o Departamento de Matemática, junto com os professores e os alunos, para, ao longo de uma semana, tentar fazer esse nivelamento. Ou seja, recuperar aquilo que os alunos tiveram lá no ensino básico e que, muitas vezes, quando chegam aqui na universidade, eles aparentemente se esqueceram”.
A parceria entre os departamentos de Geografia e Matemática deu certo e beneficiou acadêmicos das duas áreas. Isso porque o curso foi ministrado pelos estudantes do quarto ano de Matemática Licenciatura, que estão cumprindo a carga horária da disciplina de Estágio Supervisionado. Durante a semana de atividades, os acadêmicos de Matemática se dividiram para apresentar diversos conteúdos aos colegas da Geografia.
Cassiano Barbosa é um dos estudantes que ministrou o curso. Ele vê na proposta uma oportunidade de conhecer a prática da docência direcionada ao ensino superior. “A gente vai estar explicando para eles a parte da matemática básica mesmo, as operações, as potências, o plano cartesiano, que são algumas coisas que eles usam. Interessante pela parte prática da docência e pelo fato também de ser na graduação”, avalia o graduando.
A professora Vânia Gryczak, responsável pela disciplina de estágio supervisionado do curso de Matemática, ressaltou a importância da atividade conjunta no sentido de contribuir com a formação dos acadêmicos dos dois cursos. “A gente sabe que, assim como no curso de Geografia, no nosso curso Matemática também os alunos chegam com déficit de matemática básica. Então, a partir disso, a gente topou, levou ao Condep, que é o Conselho Departamental, e todos os professores se interessaram, abriram mão, então, das suas aulas, para que os alunos pudessem estar aqui junto com os alunos da Geografia”, relata.
Jean Carlos é acadêmico do primeiro ano de Geografia e participou do curso de nivelamento. Para ele, a atividade foi uma boa forma de relembrar alguns conteúdos que serão importantes para o desenvolvimento da formação acadêmica. “É a matéria que nós vamos aprender em cartografia que eles estão ensinando hoje. Então, vai ser bem importante”.
De acordo com o professor Aparecido Andrade, chefe do Departamento de Geografia, a ideia é estender a atividade também às outras turmas do curso.