Professor da Unicentro é autor de capítulo de livro sobre Fisioterapia e Gerontologia

Professor da Unicentro é autor de capítulo de livro sobre Fisioterapia e Gerontologia

A Fisioterapia e a Gerontologia são temáticas que nortearam as pesquisas do professor Mário Pereira durante o mestrado e o doutorado. Agora, o docente do Departamento de Fisioterapia da Unicentro escreveu um capítulo para o livro “Fisioterapia em Gerontologia”, publicado pela Editora Rubio, do Rio de Janeiro. O texto intitulado “Envelhecimento Populacional e Longevidade no Brasil: Perspectivas para a Atuação do Fisioterapeuta” traz, de acordo com o professor Mário, uma série de informações que explicam como a pirâmide demográfica do país se inverteu nas últimas décadas.

“O Brasil já deixou de ser um país de jovens há muito tempo. Então, o texto mostra exatamente o ponto de transição e as perspectivas para o futuro, além de como a Fisioterapia ela pode atuar nessa população cada vez mais envelhecida”, explica. O docente tem mestrado em Gerontologia e doutorado em Antropologia Médica, ambos pela Pontifícia Universidade Católica São Paulo. Segundo Mário, são quase vinte anos trabalhando com a questão do envelhecimento.

A experiência na área permite também promover diferentes discussões sobre o tema em sala de aula. “A gente procura trazer um pouquinho mais essa visão que as Ciências Sociais Aplicadas nos favorece e o que é postulado e deveria ser adotado com um pouco mais de vigor, que é a humanização no serviço de saúde, a capacidade do fisioterapeuta poder trabalhar e atender o seu paciente idoso com humanidade, com objetividade, com perspectiva”.

Estruturado em 27 capítulos, o livro conta com a experiência de quase 50 colaboradores de Fisioterapia, Geriatria, Biomedicina, Educação Física, Nutrição, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Medicina, Farmácia, Fonoaudiologia, Assistência Social e Psicologia. Nas palavras do professor Mário, é um material de leitura fácil e que vai direto aos pontos principais. “São capítulos concisos, rápidos e focados. É bate bola. E o assunto encontra os tópicos bem direcionados. Essa foi a intenção dos organizadores”.

O livro tem o patrocínio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário