Professores do curso de Turismo participam de evento em Portugal

Atualização. Essa é a palavra chave para o curso de Turismo. Afinal, é uma área em constante evolução. Por isso, o desenvolvimento de pesquisas e a participações em eventos são tão importantes para os professores do Departamento. Foi por essa razão que as professoras Paula Grechinski e Vanessa de Oliveira Menezes participaram do evento Tourism Management Studies, o TMS, em Algarve, Portugal.

Esses eventos trazem novos panoramas sobre o mercado e esses panoramas podem ser aplicados em sala de aula para que a gente tenha alunos cada dia mais atualizados e que esses alunos cheguem preparados pro mercado de trabalho”, conta Vanessa. Para ela, oprincipal foco do evento recaiu sobre as novas tecnologias e seus impactos no turismo mundial nos dias de hoje. “Não dá pra pensar no turismo sem pensar na tecnologia. O turista utiliza tecnologia para fazer reservas, para avaliar os meios de hospedagem e a tecnologia é usada para facilitar o dia a dia dos empreendedores turísticos. Por isso, não dá para pensar mais em turismo sem aliar a tecnologia como forma de conquistar clientes e você conseguir oferecer o melhor serviço”.

Em Portugal, as professoras apresentaram, como conta Paula, dois trabalhos feitos em parceria com alunos de Iniciação Científica do curso. “Foi bem importante para mim perceber que o nosso curso de turismo está agindo, pesquisando e seguindo de modo semelhante que outras universidades no mundo”, afirma. Paula também acredita que a disseminação das pesquisas é um incentivo para que os alunos segam firmes nas atividades de iniciação científica. “Incentivo para que, durante os anos de graduação, sejam produzidos materiais de qualidade. É esse o motivo da gente estar na universidade, produzir conhecimento. Então, que todos tenham essa vontade ou esse incentivo para pesquisar e, claro, publicar suas pesquisas”.