Produtos de Natal em destaque na II Exposição-Feira de Artesanato 2018

Crochê, bordado, pintura, biscuit e arte com fogo. Toda essa diversidade foi conferida na Feira de Artesanato realizada no campus Santa Cruz da Unicentro como parte integrante da programação da Mostra de Oficinas Culturais 2018. “A gente integra com as apresentações ali no Auditório Francisco Contini, e com o público externo que comparece assistir as apresentações e também eles vem visitar a feira, assim como os acadêmicos, professores, e os técnicos administrativos da universidade. Então, a gente faz essa feira justamente pensando nisso, no público interno e externo da universidade”, explica a agente universitária Elizabete Lustoza, da Diretoria de Cultura.

A Feira de Artesanato é realizada duas vezes por ano na Unicentro e além de aproximar a comunidade da universidade, também incentiva a produção regional de peças confeccionadas artesanalmente. Nessa edição, entre os expositores estava o Coletivo Lembranças de Guarapuava, que tem como objetivo valorizar a cultura local. “O nosso objetivo é mostrar que Guarapuava tem realmente muita coisa, muito artesanato, muita artesã competente. São, assim, peças que nos lembram os ícones aqui da cidade, da região, para o turista que passar por aqui poder levar uma lembrancinha especialmente aqui da cidade”, conta uma das artesãs do coletivo, Leila Rocha.

Quem também aproveitou a Feira de Artesanato para expor seus produtos foi a Cleonice de Souza, que trabalha com objetos confeccionados em biscuit e purungo”. É uma arte que está sendo resgatada e aqui e isso é bom porque é diverso para o publico, né? A diversidade ajuda a expandir o negócio”. Já a Mercedes, que veio prestigiar as apresentações da MOC, passou pela Feira e não deixou de levar algo para casa. “Eu gosto e acho importante a gente incentivar. Então, sempre que é possível, eu passo em uma feirinha e alguma coisa sempre eu levo. A criatividade das pessoas é incrível, né?”.