Programa de Inclusão e Acessibilidade da Unicentro completa 15 anos

Sala cheia. Ouvidos e olhares atentos. Todos estavam presentes para lembrar de uma data muito importante. Uma solenidade no campus Santa Cruz marcou o aniversário de 15 anos do PIA, o Programa de Inclusão e Acessibilidade da Unicentro. O intuito era homenagear aqueles que marcaram a história do programa e lutaram por uma universidade com mais acessibilidade e menos preconceito.

Uma das homenageadas foi a Evelize Vasco, atual coordenadora do Pia do Santa Cruz. Ela foi pega de surpresa pela lembrança especial. “Não esperava. Foi uma surpresa muito grande para mim. Eu estava vindo para um evento em comemoração aos 15 anos do programa”, afirma. Evelize trabalha há nove anos no programa e em 2017 assumiu a coordenação. “O meu trabalho é fruto do que os alunos e as pessoas com deficiência que frequentam o setor me estimulam a fazer. Se não fosse eles, a coragem deles, a luta deles no dia-a-dia, acho que eu não teria toda energia que eu acabo tendo para estar aqui todo dia correndo atrás das das coisas que precisam ser feitas”.

Uma das pessoas que ajudam a Evelize a se inspirar é o Américo Ramos, que acaba de concluir o curso de Administração. Durante a graduação, ele contou com o apoio da equipe do PIA. “Sem o assessoramento do PIA, eu não teria me formado pelas barreiras e condições que a universidade tem de adaptação. Então, me assessorou e muito. O PIA foi o braço direito na minha formação”.

Quem também foi lembrada por ajudar a construir a história do PIA foi a Anizia Zych. Ela é  professora aposentada da Unicentro e ex0coordenadora do programa no campus de Irati. “Nós não somos os que devem receber homenagem. São os próprios acadêmicos que frequentaram o PIA pelo esforço, pela dedicação, pela caminhada que eles enfrentam. Eles são grandes empreendedores e a gente também aprende muito com eles”, afirma.

Uma das homenageadas foi a Evelise, ex-aluna e atual coordenadora do PIA no campus Santa Cruz (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Além das homenagens, o evento também propiciou momentos de reflexão sobre as dificuldades a serem contornadas. A principal delas é o preconceito. “O que nós temos tentado é manter o diálogo, manter o esclarecimento, estar presente nas salas de aula, conversando. Eu acho que a gente já caminhou bastante, mas ainda tem muito o que caminhar porque essa questão do desconhecimento que gera o preconceito”, diz a coordenadora do PIA do campus de Irati,Adriane Meyer Vassão.

Na mesma linha, o coordenador de Apoio ao Estudante, professor Marcos Aurélio Pelegrina, afirma que “o PIAe é um grande orgulho da Unicentro. A gente é uma das universidades, principalmente das estaduais, a que mais inclui”. “Nós queremos a inclusão dos alunos na universidade, estabelecer um formato que ele aprenda o conteúdo, saia bem formado, bem preparado e que conclua o curso”, completa o vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza.