Bons resultados da Unicentro no Guia da Estudante repercutem entre os cursos de graduação

Anualmente, a Editora Abril avalia os cursos de graduação ofertados por instituições de ensino superior de todo o Brasil. Os resultados são publicados no Guia do Estudante. Na edição desse ano, que está chegando às bancas, a Unicentro, mais uma vez, obteve uma avaliação bastante expressiva. Todos os 45 cursos ofertados pela Universidade foram estrelados: 24 foram considerados bons e obtiveram 3 estrelas; 20 conseguiram alcançar o conceito muito bom, recebendo 4 estrelas; e um atingiu a nota de excelência. A licenciatura em Letras ofertada no campus de Irati obteve 5 estrelas no Guia do Estudante.

Para o diretor de Avaliação Institucional, Angelo André Marafon, o ótimo desempenho da Unicentro se deve ao trabalho desenvolvido por toda a comunidade acadêmica. “Se nós tínhamos, em média, 30, 32 cursos aparecendo no Guia, hoje nós temos 45. Então, isso demonstra um reconhecimento da universidade e da qualidade pelos profissionais da área, isso que é o mais importante”, avalia.

A avaliação é feita a partir de um formulário enviado pela Editora Abril às universidades. Ele é preenchido pelas coordenações de cursos e devolvido para a equipe do Guia do Estudante. O questionário engloba estrutura física, corpo docente e a produção do curso. O bacharelado em Engenharia Florestal, que completou 20 anos em 2018, foi um dos cursos avaliados como muito bom pelo Guia do Estudante e garantiu, como na edição anterior, 4 estrelas. Para a chefe do Departamento, professora Andrea Nogueira Dias, a formação e atuação dos professores são diferenciais do curso.

Nosso diferencial aqui é exatamente a formação. Nós temos professores, na totalidade, com doutorado, que vem de várias partes do Brasil. Então, nós temos professores com experiências também no exterior e isso faz um grande diferencial para os nossos alunos. Nós temos aqui, desde 2007, já o mestrado e o doutorado. Isso também influencia, incentiva os alunos para pesquisar, para fazer iniciação científica, buscando esse avanço”, conjectura Andrea.

Entre os cursos sediados no campus Santa Cruz que obtiveram 4 estrelas está o de Jornalismo. Para o vice-chefe de Departamento de Comunicação Social, professor Alexandre Lara, a boa avaliação é resultado do trabalho realizado conjuntamente por professores e alunos no desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão. Apesar do índice muito bom, a coordenação já sonha com as cinco estrelas. “Ouvir o aluno, nesse momento, é muito importante. Entender quais são suas demandas, suas dificuldades, as suas vontades dentro da universidade, o que que falta, o que tem em excesso, o que poderia melhorar e isso, sem dúvida nenhuma, faz com que a gente possa chegar então aquelas cinco estrelas tão sonhadas”.

Também conquistou quatro estrelas o bacharelado e a licenciatura em Geografia, ofertados no campus Cedeteg. “Na avaliação do ano passado, nós tivemos avaliação com quatro estrelas para a licenciatura e três estrelas para o curso de bacharelado. Nesse ano nós superamos”, conta o chefe de Departamento, professor Lisandro Pezzi Schimidt. Já o vice-chefe, professor Aparecido Ribeiro de Andrade, destaca que a avaliação do Guia do Estudante é uma vitrine para os cursos. “Cria uma visibilidade muito boa para qualquer curso do Brasil. No nosso caso, especificamente, a Unicentro, que é uma universidade aqui do interior do Paraná, isso tem um peso bem maior ainda. Você tem o nosso curso com quatro estrelas, que é uma variação muito boa, está aí próximo da variação máxima que é cinco estrelas, sendo enxergado por estudantes ou potenciais estudantes do Brasil inteiro”.

Como reconhecimento ao trabalho de qualidade que vem sendo realizado ano após ano no Departamento de Letras de Irati, o curso atingiu o nível máximo de excelência e conquistou 5 estrelas. Resultado que, segundo chefe do Departamento de Letras, professor Edson Santos Silva, é fruto do trabalho coletivo entre o corpo docente e os alunos. “Esses dados são super importantes para a gente. O corpo docente do Delet Irati tem trabalhado, tem tentado analisar os índices de evasão, tem tentado analisar as disciplinas que não tem dado certo, tem feito alterações dentro do prazo estipulado por lei da grade curricular. Então, nós estamos em eterno dialogo para a melhoria do curso e esses resultados mostram que nós estamos no caminho certo”.

A publicação da Editora Abril é uma referência no Brasil para quem vai prestar vestibular. Os estudantes costumam utilizá-lo como uma ferramenta de consulta na hora da escolha do curso e da instituição. Para quem já está na universidade, como a Adalgisa Cristina de Mattos, estudante do último ano do curso de Letras de Irati, o Guia é, agora, motivo de orgulho. “Os meus sentimentos em relação a terminar a graduação em um curso que foi avaliado com as 5 estrelas no Guia do Estudante são de orgulho e gratidão. Orgulho pelo curso ter sido reconhecido mesmo com tantas propagações em desfavor das licenciaturas e gratidão por ter tido a oportunidade e conseguido estar prestes a me graduar em um curso em uma Universidade pública com esse grau de excelência”, analisa.

O curso de Letras do campus de Irati além de conquistar as cinco estrelas no Guia do Estudante, esse ano, também obteve nota cinco no Enade, que é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, do Ministério da Educação.