Inscrições para seleção do Mestrado em Letras terminam nessa terça (11)

Inscrições para seleção do Mestrado em Letras terminam nessa terça (11)

Formar profissionais aptos para a pesquisa, para a docência e para a produção de conhecimento nas áreas de Língua e Literatura. Esse é um dos objetivos do Programa de Pós-graduação em Letras da Unicentro, que está com as inscrições abertas para o próximo ano. Conforme a professora e coordenadora do Programa, Lidia Stutz, são ofertadas 20 vagas e as inscrições vão até essa terça-feira, 11 de dezembro.

Ao se inscrever, somente pela internet, o candidato deverá optar pela por uma das duas linhas de pesquisa do mestrado: Texto, Memória e Cultura; ou Linguagens, Leitura e Interpretação. Além disso, o concorrente deverá indicar opções de orientadores, conforme listado no edital. “O candidato pode escolher o primeiro orientador – aquele que talvez mais se aproximasse com sua proposta de pesquisa -, e mais duas outras opções de orientadores, que seriam talvez possíveis, caso aquela primeira opção não seja possível”, salienta Lidia.  

A seleção para o Mestrado em Letras é dividida em quatro fases. A primeira é a prova escrita, com caráter eliminatório. Ou seja, o candidato só passa para a segunda fase, se for aprovado com a nota mínima de 7 pontos. A segunda fase é a análise do projeto de pesquisa, quando é avaliado a adequação da proposta de investigação à linha de pesquisa, o conhecimento do candidato sobre o tema e a objetividade das questões propostas. Na terceira etapa, o candidato passa por uma entrevista individual, em que será analisada a trajetória acadêmica e a srelação com o projeto de pesquisa. Por fim, é analisado o Currículo Lattes – etapa que tem caráter classificatório. “A primeira etapa da prova escrita e a terceira do currículo, elas recebem pontuações diferenciadas. Então, a primeira tem peso 7 e essa última do currículo tem peso 3”, explica Lídia.  

O resultado final do processo de seleção dos candidatos aprovados será divulgado no dia 19 de fevereiro de 2019. A coordenadora do Programa, Lidia Stutz, destaca que desde 2011 – ano da implantação do mestrado na Unicentro -, houve um crescimento de candidatos inscritos. “Ano passado, nós tivemos mais de 80 inscritos. Então, é uma ótima proporção de candidato por vaga”. E o mestrado não só cresce em números de concorrentes, mas também em qualidade do corpo docente. “No início, nós tínhamos poucos professores. Agora, nós temos um corpo já com 16 professores. Então, a toda constituição vai se fortalecendo com o passar dos anos”.

Avatar

Deixe uma resposta