Campus de Irati conta com dois novos espaços para práticas esportivas

Em uma solenidade realizada nas sombras às castanheiras, foram inaugurados o Pavilhão Didático e o Parque Esportivo do campus de Irati. A inauguração contou com a presença do reitor da Unicentro, do diretor e do vice-diretor da unidade – respectivamente, professores Aldo Nelson Bona, Afonso Figueiredo Filho e Erivelton Fontana de Laat – , do deputado federal Aliel Machado, do secretário Municipal de Esporte de Irati, Antonio Celso de Souza, e também de membros da comunidade universitária.

Para o vice-diretor do campus, que é professor do Departamento de Educação Física, Erivelton Fontana de Laat, o pavilhão, obra que foi construída com recursos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), possibilitará maior dinamismo para as aulas do curso. “É uma alegria muito grande, 20 anos do curso de Educação Física, ter um espaço que a gente chama de Pavilhão Didático, que é um espaço que o curso necessita para suas atividades mais eminentemente práticas da formação do professor de Educação Física. É um espaço de 1.600 metros quadrados, 20 por 80 metros. Então, dá pra fazer várias atividades. O pavilhão é flexível, a gente pode ter três aulas ao mesmo tempo – aula de dança, aula de ginástica, aula de futebol ou vôlei ou basquete. A gente tem um dinamismo nas atividades que ajudam muito na formação dos alunos, além de criar um ambiente propício para eles”, explica.

Para o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, obras como a do pavilhão são um incentivo para professores e alunos. “Agora, o campus ganha aqui um espaço mais adequado, um espaço que também têm possibilidade de várias atividades de quadra. Então, um espaço realmente que dá um novo alento ao curso de Educação Física, mexe também com o ânimo do corpo docente, dos estudantes e isso, sem dúvida nenhuma, contribui para que esse curso que já é de excelência continue sendo e possa melhorar ainda mais”.

Pavilhão didático foi um dos espaços inaugurados (Foto: Coorc)

Segundo a professora do Departamento de Educação Física, Glaucia Andreza Kronbauer, os espaços – além de beneficiarem o curso, já que alocarão aulas e equipamentos – poderão ser aproveitadas também em favor da comunidade, através de projetos de extensão. “Paranós, tanto o Pavilhão quanto a Arena são fundamentais. São espaços que os nossos alunos podem utilizar tanto em atividades das disciplinas quanto em atividades de extensão, outras atividades que eles se envolvem – e não só pra essas questões internas do curso. Mas para a gente poder oferecer melhores serviços a comunidade. Eu acho que a Universidade tem como uma das suas funções atender a comunidade em seu entorno. Então, esse espaço é fundamental”, comemora.

O parque esportivo é composto por um campo de futebol society, meia quadra de basquete e uma pista de caminhada, e foi viabilizado a partir de recursos da Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná. Fruto de uma parceria entre a Unicentro e o governo do estado, a arena atenderá o campus e a comunidade de Irati, como conta o diretor do campus Afonso Figueiredo Filho. O parque esportivo é uma obra inédita em termos de gestão pública porque as tratativas começaram em agosto e nós já estamos inaugurando agora. É uma obra que dá um jeitinho de Universidade para o nosso campus porque, até então, a gente não tinha espaço para esporte, para lazer. Enfim, é uma cancha que tem utilidade didática também porque estou certo que a educação física vai usar muito, mas é uma obra de alcance muito grande para todo o campus e toda comunidade porque é um espaço construído com recurso público e que, certamente, pode estar aberto para uso de todos”, afirma.

A Unicentro é a única instituição de ensino superior público a alocar um parque esportivo, já que o mais comum é que as prefeituras recebam as obras. Segundo o deputado federal Aliel Machado, que participou da negociação junto ao governo, a escolha se deu devido a importância da universidade e do papel fundamental que ela exerce perante a sociedade. “Estamos colaborando para aprimorar o que já é bom que é a qualidade do curso de Educação Física, que é uma referencia dentro da Unicentro. Então, foi um pedido que aconteceu no mês de julho, nós fizemos articulação política junto ao governo de estado, ao secretário João Barbiero, com autorização da governadora, e como ele é um equipamento, teve a possibilidade de acontecer de maneira muito rápida. Então, já teve aprovação orçamentária e hoje é uma realidade aqui no campus”.