Campus Cedeteg recebe Encontro de Grupos da Terceira Idade

Campus Cedeteg recebe Encontro de Grupos da Terceira Idade

Rever amigos e construir novos laços. Esse é o significado do Encontro de Grupos da Terceira Idade para o seo João More, membro da comunidade do bairro Bonsucesso. “É uma coisa boa, não tem palavras para descrever. A gente vai se enturmando mais com todos os grupos”, afirma. Essa interação, de acordo com a coordenadora da Unati (Universidade Aberta a Terceira), Maria Regina Vargas, se dá pela conversa, pelo esporte e pela cultura.

O objetivo principal é que as pessoas idosas de Guarapuava tenham um momento de confraternização, integração e congraçamento. Ao participar dos grupos, ela vai desenvolvendo essa potencialidade ou redescobrindo talentos que estavam adormecidos. Esses momentos são para que eles possam mostrar aos outros grupos, do que são capazes”, detalha Maria Regina sobre a rotina dos grupos e o Encontro de Terceiro Idade do município.

Entre os participantes dos grupos da terceira idade que se apresentaram no Encontro, estava o violeiro Arlindo Lourenço de 63 anos. “Eu acho que é um dom que a gente tem. Para eu aprender, eu dormia com o violão no peito, quando moleque pequeno. Aí, eu fui aprendendo um pouquinho”, recorda.As apresentações culturais são resultado das oficinas ofertadas pelo grupos mas as aulas não são só isso.

Outono Dourado, da Unati, foi um dos grupos que se apresentou durante o Encontro (Foto: Coorc)

No AtivaIdade, por exemplo, segundo a coordenadora Carol Taques, além de ensaiar as danças e músicas, os idosos aprendem também cuidados com a saúde. “É o meu conhecimento como profissional que vou passar para eles e a troca deles como pessoa. Todo o ano é uma preparação, é um tema novo que a gente trabalha com eles, que a gente vai em todos os grupos e que a gente divulga esse tema”.

E a formação também esteve presente no encontro com palestras como a da psicóloga Ana Bela dos Santos. “Cada momento, realmente, é único e ele precisa ser vivido – não digo necessariamente com intensidade, mas com valoração desse tempo, de todas as vivências deles e da alegria que eles trazem também”.

Deixe um comentário