Produção de suínos e aves é debatida em Ciclo de Palestras de Medicina Veterinária

Complementar os conteúdos vistos em sala de aula e proporcionar o contato dos estudantes com profissionais que já atuam na área de suinocultura e avicultura. Esses são alguns dos objetivos do ciclo de palestras promovido pelo núcleo de estudos em avicultura e suinocultura, o Neas, do Departamento de Medicina Veterinária da Unicentro. “O Ciclo de Palestras surgiu de uma demanda da população aqui da nossa região e até dos acadêmicos por conta de informações equivocadas. Algumas vezes, circulam informações que estão erradas, são boatos que surgem no meio de avicultura e suinocultura. Então, partindo desse princípio, começamos a desenvolver esse projeto, esse evento para trazer profissionais da área para falar a realidade, a verdade do que está acontecendo nessas áreas”, explicou o acadêmico Max Siqueira, coordenador-geral da atividade.

Essa já é a terceira edição do evento e conta com a participação de acadêmicos de Medicina Veterinária e Agronomia, além de profissionais da área e produtores da região. Durante os dois dias de palestras, diversos assuntos foram abordados. Entre eles, os efeitos da ingestão de ovos na saúde humana, a genética avícola e o processo de incubação e os desafios e perspectivas dos setores de Avicultura e Suinocultura para os próximos anos. O evento também trouxe como tema de debate a atuação do médico veterinário na área de suinocultura e as atualidades do setor, em uma palestra promovida pelo consultor de produção da empresa Topigs Norsvin e egresso da Unicentro, Wagner Giacomini. “Eu trouxe uma abordagem geral, a princípio, do que é o mercado suinícola no mundo, no Brasil, e um pouco também, a meu ver, alguma atuação que o médico veterinário tem nesse mercado, algumas tendências que do setor pode esperar para o futuro”, detalhou o palestrante.

A acadêmica Mirella Harmatiuk, que está no terceiro ano do curso de Medicina Veterinária, conferiu a atividade. Para ela, participar de eventos como esse é uma oportunidade para ampliar conhecimento e contato com profissionais atuantes no mercado. “Eu acho importante para o nosso desenvolvimento como acadêmico porque não dá tempo do professor abranger tudo dentro da sala de aula e isso faz com que a gente tenha uma visão muito melhor de mundo e até ter contato com profissionais diferentes, para criar um contato mesmo com ele”, salientou.

O ciclo de palestras é um evento promovido e organizado pelos próprios acadêmicos integrantes do Núcleo de Estudos, que é coordenado pelo professor Paulo Roberto Ost. Ele falou sobre a importância de colocar os estudantes a frente da organização da atividade. “A gente vê, assim, que é o que faz diferença na formação dos alunos, uma vez que as pessoas que estão no campo podem contribuir muito com a formação dos alunos. Na universidade, ensinamos mais a teoria, é difícil conseguir passar muito da prática e, nesse modo, os profissionais que estão na prática vêm nos enriquecer com os conhecimentos dele”, disse. Opinião compartilhada também pelo acadêmico Max Siqueira, coordenador-geral do evento. “É uma oportunidade única. A gente aprende a cada dia, mesmo durante o planejamento do evento, aprende muito na parte de organização, de gerenciamento de pessoas. Para quem participa também é muito bom porque é uma oportunidade única de aprender e fazer contatos, fazer network porque hoje em dia é fundamental você ter conhecimento de pessoas para conseguir seus objetivos”, complementou.