Pesquisadora alemã faz palestra sobre desenvolvimento brasileiro na Unicentro

Em mais uma ação que visa internacionalizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Unicentro, o Programa Multicultural de Línguas (Promul) e o ERI (Escritório de Relações Internacionais) trouxeram até Guarapuava a pesquisadora alemã Barbara Dröscher, que ministrou a palestra “Relações Brasil e Alemanha em 1959: relatos de uma delegação alemã”. A professora Sibele Paulino, responsável pelas aulas de alemão no Promul, conta como se deu essa aproximação. “A Barbara me conheceu no ano passado, quando ela estava fazendo uma viagem por conta dessa pesquisa, que é o tema da palestra de hoje, e como essa pesquisa já atingiu um ponto máximo, ela chegou a resultados bem interessantes, ela resolveu fazer uma viagem pelo Brasil e apresentar ao máximo de lugares possíveis”.

A palestra foi ministrada em espanhol e teve como objetivo apresentar as relações internacionais entre Brasil e Alemanha no ano de 1959, quando uma delegação de cinco deputados alemães esteve no nosso país para promover as conexões internacionais germânicas. Um dos integrantes da delegação era pai de Barbara. “Eu estou seguindo os passos do meu pai no ano de 1959, onde uma visita de cinco deputados alemães, entre eles meu pai, visitaram o Brasil para fazer conexões internacionais na África, na América Latina e na Ásia, conhecer instituições, empresas , também visitaram o presidente Juscelino Kubitschek. Visitavam e anotavam as impressões que tinham, as impressões que meu pai teve e filmavam em super 8”. As impressões captadas pelo pai da pesquisadora estão em uma única filmagem, com narração em português. Imagens que mostram o desenvolvimento brasileiro no fim da década de 1950.

Barbara realizou, em 2017, o mesmo itinerário da delegação alemã e conta sobre a emoção de passar pelas cidades que o pai visitou há quase 60 anos. “Isso é extremamente interessante. Por exemplo, em Rolândia encontrei a mesma casa que meu pai visitou. Para mim, foi muito interessante ir a Brasília. E sempre fazer a comparação”.

A palestra atraiu a atenção da comunidade universitária. A Giselle Zuber não imaginou ouvir uma estrangeira abordando o desenvolvimento do Brasil. “Eu fiquei bastante impressionada de ela falar que foi um modelo para a Alemanha, vamos dizer assim, essa arquitetura, fiquei bem contente com isso”. Para o chefe da Divisão de Programas Internacionais da Unicentro, Miguel Bacheladenski, essa aproximação com pesquisadores de outros países contribui para a internacionalização da nossa universidade. “Essas ações que o Promul tem realizado, e que o ERI têm apoiado, são importantes no sentido de trazer pessoas de outros países que possam contar sua experiência aqui para diferentes públicos da Unicentro. O interessante dessas ações é a internacionalização em casa, onde a Unicentro abre as portas para pessoas de outras localidades possam difundir seu trabalho, estimular os nossos estudantes, professores, a pensar trabalhos futuros diferentes”.