Departamento e Centro Acadêmico promovem, conjuntamente, Semana de Nutrição

Abordar temáticas relevantes para a atuação profissional e atender às expectativas dos acadêmicos do curso de Nutrição foram alguns dos objetivos da 10. Semana Acadêmica do curso, a Senutri. Neste ano, de acordo com o professor Dalton Luiz Schiessel, que integra a comissão organizadora, o evento reuniu mais de 150 participantes. “Os objetivos da Semana, basicamente, são divulgar o conhecimento, a pesquisa, fazer uma relação também com a extensão – aquela tríade de que nós já temos aqui na nossa universidade. A gente sempre pensa no nosso curso dessa forma: conhecimento, a pesquisa e a extensão”, afirma.

As atividades ofertadas durante a Senutri foram bastante variadas. Nas oficinas, minicursos e palestras foram abordados temas como gastronomia hospitalar, hortas caseiras, alimentos para fins especiais e as gastronomias vegana e vegetariana.

Matheus Ferneda é um dos inscritos na Senutri e aproveitou a oportunidade para participar de atividades diferenciadas ligadas aos distintos ramos da profissão escolhida. “Eu fiz a gastronomia hospitalar e eu fiz alimentos para fins especiais, que foi muito interessante, em alimentos para fins especiais, a gente trabalhou muito três receitas sem glúten, sem açúcar e sem lactose. Então, para as pessoas que têm intolerância à lactose, não podem também comer glúten. Foi muito importante também a gente ter esse conhecimento, que existem receitas saborosas para essas pessoas que têm essas intolerâncias”.

Senutri reuniu estudantes de todas as turmas do curso de Nutrição (Foto: Coorc)

Além das atividades práticas e das palestras, a Semana de Nutrição também reservou um espaço na programação para que docentes, alunos e profissionais possam divulgar resultados dos trabalhos científicos e de extensão que desenvolvem. Neste ano, foram mais de cem trabalhos inscritos e, ao final do evento, os 10 melhores trabalhos receberam uma premiação simbólica. Essa proposta, de acordo com o professor Dalton Luiz Schiessel, é uma forma de reconhecer e incentivar o empenho na realização dos trabalhos. “Esses resumos de trabalhos que eles escrevem e apresentam são derivados das disciplinas, são derivados dos estágios e são derivados da iniciação científica. O mais importante é que a gente incentiva eles a escrever e a ler”.

A organização das atividades da Senutri 2018 contou com a participação do Centro Acadêmico do curso. A escolha dos temas abordados, por exemplo, foi feita a partir das sugestões dadas pelos próprios acadêmicos. Eduarda Refosco, integrante do centro acadêmico destacou a importância do trabalho desenvolvido em conjunto com o departamento. “A Semana de Nutrição, para que ela aconteça, é preciso que todo mundo ajude um pouquinho e ter o CentroAcadêmico ativo é uma grande ajuda.A gente tem um resultado bem bacana, a Semana está sendo bem aproveitada. Eu acredito que essa parceria entre Departamento e Centro Acadêmico só tende a fazer o curso crescer cada vez mais”, conta.