Últimos dias de inscrição para o Programa de Mobilidade Nacional da Abruem

Vivenciar uma nova cultura, compreender outros métodos de ensino e ampliar a formação acadêmica. Essas são as premissas da mobilidade estudantil. Pensando nisso, a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, a Abruem, lançou o Programa de Mobilidade Nacional, que tem como objetivo promover uma troca de experiências entre as universidades do nosso país através do intercâmbio de estudantes de graduação.

Todo o processo de mobilidade dos estudantes é importante porque eles têm oportunidade de ter contato com outra realidade, com outra cultura, com uma organização diferente do conteúdo, do processo de ensino e aprendizagem. Se o processo da mobilidade internacional é importante, aqui no Brasil ela também é importante porque cada universidade tem a sua singularidade. Então, é oportunizado esses diferentes olhares para os estudantes que participam”, explica o chefe da Divisão de Programas Internacionais da Unicentro, Miguel Bacheladenski.

Uma dessas estudantes foi a Rubia Pereira Ribeiro, que veio da Universidade do Estado do Amazonas para cursar um semestre da graduação em Engenharia Florestal, no campus de Irati da Unicentro. “A nossa realidade é totalmente diferente da realidade de vocês, e da oportunidade que vocês têm aí no sul. Eu fiquei muito feliz de ter ido para o intercâmbio, ter conhecido a realidade de vocês e poder ver o quanto nós temos que melhorar aqui também”, avalia.

Para realizar a inscrição, o aluno interessado deve identificar no Edital, disponível no site da Abruem, quais universidades oferecem o curso no qual ele está matriculado  e escolher uma instituição de destino. Miguel explica que o processo é feito pelo próprio candidato. “Tendo interesse, ele vai preencher um plano de trabalho, e vai submeter para a coordenação do programa de mobilidade nacional, na instituição de destino. Na Unicentro, o ERI é o órgão central para recebimento das candidaturas de estudantes de outras instituições, para quem deseja fazer mobilidade aqui na unicentro”, detalha.

Para o primeiro semestre do ano de 2019, são oferecidas 1.267 vagas que estão distribuídas entre 20 instituições municipais e estaduais. “Um edital único feito pela direção da Abruem, onde nos anexos constam as universidades participantes, bem como o contato da coordenação de cada instituição e as vagas de cada instituição”. Foi através desse processo que a acadêmica de Pedagogia Victoria Henrard saiu da Unicentro tendo como destino a Universidade Estadual do Rio de Janeiro para cursar esse segundo semestre de 2018.

De lá, ela conta como está sendo a experiência da mobilidade nacional. “Estar aqui, para mim, está sendo uma oportunidade muito legal porque apesar de eu já conhecer a cidade, agora eu enxergo com outros olhos, eu vejo pelo lado da educação, eu vejo pelo lado cultural, e isso é muito diferente do Paraná, muito diferente mesmo”.

Os acadêmicos interessados em participar da mobilidade nacional podem se inscrever pelo site da Abruem até o dia 30 deste mês. Os resultados finais da seleção serão divulgados entre os dias 03 e 14 de dezembro. O início das aulas ocorrerá de acordo com o calendário acadêmico de cada instituições de ensino superior.