Congresso do Setor de Sociais Aplicadas discute Organizações e Controladoria

O 1. Congresso de Estudos sobre Organizações e Controladoria foi realizado no campus de Irati e na unidade avançada de Prudentópolis da Unicentro. Organizado pelo Setor de Sociais Aplicadas, o evento envolveu os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. O congresso teve como finalidade oportunizar um espaço para a discussão acadêmica de temáticas relacionadas com o papel das organizações e da controladoria no ambiente organizacional e social.

Um dos organizadores do evento é o professor Edson Macohon. Para ele, o congresso possibilita para os alunos uma reflexão crítica a respeito do tema. “O objetivo é o estudante refletir de forma crítica, pensar uma realidade no sentido de transformação. A mudança, se dá, fundamentalmente, a partir de conhecimento científico. Então, quando os nossos trabalhos são apresentados no congresso, eles são discutidos, eles passam por um feedback, são avaliados e esse processo de crítica transforma a consciência das pessoas, elas passam a ser muito mais reflexivas e criticas“.

O congresso contou com palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentação de trabalhos. Todos abordando temas de interesse da área de Sociais Aplicadas e que, nem sempre, são possíveis de serem trabalhados em sala de aula. “O objetivo do evento é, justamente, nós podermos trazer ao aluno conhecimentos que nem sempre o professor tem a oportunidade de passar em sala de aula, porque nossas ementas e nossos programas de disciplinas, em função de ter limitação de tempo, de horário e exigências mínimas, o professor, às vezes, fica limitado. Então, quando fazemos um evento desses, a ideia é expandirmos aquilo que nós podemos abordar o que seja do interesse para os alunos desses cursos”, conta o diretor do Setor, professor Carlos Alberto Gonzaga.

Congresso reuniu os três cursos do Setor de Sociais Aplicadas do campus de Irati (Foto: Coorc)

Com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos um conteúdo que vá além dos que são vistos em sala de aula, a palestra de abertura do congresso teve como tema “Governança Corporativa na Responsabilidade Social Empresarial”, que foi ministrada pela professora Marguit Neumann Gonçalves, da Universidade Estadual de Maringá.

“Eu trabalho, basicamente, sobre o tema responsabilidade social das empresas. O que que significa isso? Nós estamos diante de um cenário em que as empresas têm um cenário competitivo, você tem que buscar não somente o lado econômico da empresa, mas também o lado social e ambiental. Isso é um grande desafio que as empresas enfrentam hoje. Então, o que que nós, enquanto contadores, enquanto administradores, enquanto profissionais do turismo, o que nós podemos fazer diante dessa necessidade de que a sociedade a humanidade tem? Dentro desse contexto que a gente insere, então, a responsabilidade social e a governança, que é o tema que eu vou estar conversando com eles hoje”, explica Marguit.

Julia Pacheco está no segundo ano de Ciências Contábeis. A estudante conta que decidiu participar do Congresso de Estudos sobre Organizações e Controladoria porque vê no evento uma maneira de adquirir capacitação profissional. “Ter um conhecimento maior da área. É bom fazer parte de eventos por fora porque – além daquilo que a gente tem em sala de aula, às vezes vê no dia a dia – assistir uma palestra é interessante, chama mais atenção”, afirma.

Palestra reuniram estudantes e professores (Foto: Coorc)

Para o professor Carlos Alberto Gonzaga, o Congresso é uma oportunidade de integrar os cursos do setor de Sociais Aplicadas e possibilitar um aprendizado mútuo, tanto para os professores como para os alunos. “As ciências, elas não são estanques. As ciências, elas têm que se intercomunicar porque elas se complementam. Então, uma das grandes vantagens, um dos grandes ganhos de fazer esse congresso conjunto é, justamente, nós podermos apresentar para os alunos essa ideia de que as ciências não são isoladas, elas são conjuntas, elas pertencem a um todo do conhecimento”.

Quem aprovou a iniciativa foi a aluna Andreia Cristina Franczak, que está no primeiro ano de Administração. “Eu acho muito importante para adquirir mais conhecimento porque é um evento complementar no currículo e eu acho que eu vou ter um aprendizado mais completo no decorrer do curso”. Acadêmicos, professores e toda a comunidade puderam participar das atividades do congresso.

“Nós tivemos 420 inscritos, nós tivemos 47 artigos completos submetidos e a adesão ela é acima das nossas expectativas porque, justamente, não apenas o público interno está participando, mas também os profissionais, ex-alunos da região também estão participando do congresso”, relata o coordenador do congresso.