Professor da Unicentro recebe prêmio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia

Quando um trabalho ganha reconhecimento é preciso comemorar. E é o que tem feito o professor Luiz Gilberto Bertotti, do Departamento de Geografia da Unicentro. Ele foi um dos homenageados pelo Prêmio Destaque Profissional 2018, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Paraná, o Crea. Neste ano, a premiação teve como tema a “Inovação no Processo de Ensino da Engenharia, Agronomia e Geociências”. O prêmio, de acordo com o professor Bertotti, está em sua 5ª edição. “Essa iniciativa do Crea tem um caráter, exclusivamente, cultural e, consequentemente, a valorização do profissional. São três categorias: o prêmio carreira destaque; o prêmio profissional destaque; e, também, o prêmio educador destaque, que é o destaque da atuação da docência”.

O professor Bertotti recebeu o prêmio na categoria “Educador Destaque”. Ele contou como é o processo de indicação dos candidatos e escolha dos premiados. “O processo é por uma indicação por uma entidade de classe, no caso, aqui, em uma entidade institucional de ensino, que foi por parte da Universidade. Esse nome é levado ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná e, diante de um colegiado, ele passa por uma avaliação e, aí, são os escolhidos”.

Professor na Unicentro há quase 35 anos, Bertotti acredita que o reconhecimento é resultado de um trabalho desenvolvido coletivamente em prol da formação de profissionais da área de Geografia. “Por ser educador, a questão do processo de ensino-aprendizagem, envolve muitas pessoas e todas essas pessoas levam, justamente, a esse reconhecimento. Passa por toda uma história que você tem de trabalho – além de formar profissionais, também formei vários outros professores que vão formar, também, outros profissionais que são importantes na formação e contribuição para o desenvolvimento regional”, afirma.

Para o professor, obter esse reconhecimento é uma forma de incentivo para continuar melhorando. “O meu lema é: sempre podemos fazer um pouco mais. É um sentimento não de dever cumprido, porque eu acho que sempre tem algo mais a ser acrescentado. Isso é muito gratificante, quando você vê que todo o teu trabalho foi desenvolvido e você vê a satisfação de todos esses alunos sendo formados e, consequentemente, trabalhando, exercendo as suas funções diante de toda uma plenitude, de êxito de um trabalho cumprido. É também é uma grande alegria de você ver que é um trabalho de continuidade e, principalmente, para a formação do cidadão. Então, você observa que a contribuição ela é ampla em todos os sentidos”, defende.

A homenagem aos premiados foi realoizado no 44º Epec, o Encontro Paranaense de Entidades de Classe, em Foz do Iguaçu. Contente com a conquista do prêmio, o professor Bertotti exaltou a iniciativa do Crea. “É uma iniciativa do Crea interessante e importante, justamente no sentido de resgatar a questão da valorização das profissões e dos profissionais. Vai motivando cada vez mais o profissional a fazer aquilo que tem de melhor para o desempenho e esse desempenho, obviamente, que tem vários sentidos de contribuição – para ele mesmo, como profissional e realização pessoal, e também uma contribuição significativa na qualidade para a sociedade, que é o que mais o Crea tem buscado, que é justamente essa qualidade do serviço e, consequentemente, prestando também ótimos serviços à sociedade”.