Unicentro participa de plenária da Rede Zicosur Universitária

A Rede Zicosur Universitária, desde 2005, busca fomentar a integração das universidades de cinco países sul-americanos: Brasil, Chile, Argentina, Bolívia e Paraguai. Atualmente, a rede conta com 37 instituições de ensino superior filiadas, que fazem cooperação acadêmica em Ensino, Pesquisa e Extensão. A Unicentro é uma das integrantes da Rede Zicosur, sob a coordenação institucional do chefe de gabinete da universidade, professor Marcio Fernandes.

Para ele, a Unicentro tem ganhado com a troca de experiências com instituições de outros países. “Nós já enviamos vários alunos de graduação, de pós-graduação, já enviamos vários professores para lecionar, para trabalhar em conjunto. Depois, gerar publicações, fazer visitas de campo. E ao contrário também. Nesses anos todos que a universidade participa da Rede Zicosur, nós recebemos alunos, professores, técnicos administrativos”.

Plenária reuniu reitores e representantes de universidades de cinco países (Foto: Zicosur)

Oportunizar a estudantes, professores e funcionários a buscarem uma rede de contatos e ganharem, primordialmente, um conhecimento cultural, é um dos principais objetivos da Zicosur. “É uma rede muito produtiva, que depende muito também da boa vontade, mas, que depende muito da decisão da pessoa em querer fazer algo. As vezes, quando aparece uma oportunidade dentro da diversidade para um aluno, para um professor, ou mesmo para um funcionário, por vezes, a gente não tem agenda ou não tem tanta disposição ou entende que pode ser um pouco difícil fazer um trajeto, um pouco de ônibus, um pouco de avião, conhecer outros lugares, quando, na realidade, são grandes oportunidades”, comenta Marcio.

As reuniões da Rede Zicosur são realizadas duas vezes ao ano. Nelas, são definidas ações a serem desenvolvidas em conjunto pelas universidades. A Unicentro foi representada pelo professor Márcio Fernandes na reunião desse semestre, sediada pela Universidad Nacional de Catamarca, na Argentina. Lá ficou definido que, durante a plenária do 1º semestre de 2019, que será realizada pela Universidade Estadual do Paraná, a Unespar, haverá, pela primeira vez, um seminário científico sobre energias renováveis, aberto a todas as áreas do conhecimento, entre as universidades filiadas à rede. “No caso da Unicentro, por exemplo, nós devemos levar, entre outras práticas, os resultados do Museu de Ciências Naturais da Universidade, que fica dentro do Parque das Araucárias, que já desde um bom tempo, gera sua própria energia, por conta de um sistema de captação que há no Museu”, explica o coordenador do programa na Unicentro.

Se em 2005 a Zicosur começou com um encontro simples de reitores que discutiam ações institucionais de cooperação, hoje, através dos bons resultados alcançados, houve uma grande evolução. Intercâmbios da comunidade acadêmica, em geral, estão sendo ainda mais frequentes. “Nós recebemos, por exemplo, no ano passado, um técnico da Fazenda-Escola da Universidad Autónoma Tomás Frías, ficou um mês conosco, no Campus Cedeteg. Então, o boliviano, de um modo geral, ele tem um sotaque muito diferente da pronúncia, do sotaque do Paraguai, da Argentina e, no entanto, esse um mês, para ele foi muito bom porque foi acostumando o ouvido com a língua portuguesa e, quem convivia com ele, no sentido contrário. Então, a partir dessas sinergias dos idiomas você começa a olhar outros tipos de convivência. Esse é o objetivo da rede”, finaliza.