Exames preventivos do câncer de mamas e útero são realizados no campus Cedeteg

No mês de outubro, a saúde da mulher ganha uma atenção especial. Isso porque as ações de prevenção ganham ainda mais visibilidade durante a campanha Outubro Rosa. Na Unicentro, em alusão ao mês comemorativo, acadêmicos e professores Departamento de Enfermagem se dedicaram à comunidade, realizando de exames de prevenção do câncer de mama e o câncer do colo do útero. “A gente tem observado que a população que frequenta o Cedeteg – quer seja alunos, que seja professores – muitas vezes, é oriunda de cidades alheias a Guarapuava. Nossa intenção é captar essa população e fazer, também, a saúde preventiva dessa população, que tem deixado a saúde preventiva um pouco de lado”, explica a professora Maria Lúcia Raimondo sobre como surgiu a ideia de oferecer esse serviço à população.

Os exames estão sendo realizados na Unidade Escola de Enfermagem até o final desta semana. De acordo com a professora Maria Lúcia, depois da coleta, o material é enviado para análise nos laboratórios credenciados pela Secretaria Municipal de Saúde, que também é parceira da ação. “A gente está fazendo, então, o exame clínico das mamas. A gente realiza o exame abdominal, que é para fazer detecção também de alterações de ovário, alterações de útero palpáveis ao exame clínico. Fazemos o exame clínico ginecológico e fazemos a coleta do exame citopatológico. Então, o preventivo de câncer de colo de útero”.

Mulheres têm até sexta-feira para passar pelos exames

Meirieli Borges aproveitou a oportunidade para manter os exames em dia e exaltou a iniciativa do Departamento de Enfermagem. “Eu não tinha conseguido marcar ainda no posto, até devido aos horários. Eu achei bem importante vir. As meninas explicam bastante coisa que, geralmente, quando você vai no posto, você só faz o preventivo e não tem explicação como a gente tem aqui”, conta.

A acadêmica Marcielli Borba, do terceiro ano do curso de Enfermagem, também falou sobre a importância da ação tanto para a comunidade, quanto para a sua formação profissional. “A gente tem toda a atividade prática enquanto universitário e estar desenvolvendo junto à universidade é bem interessante para a gente também. Afinal, gente está na nossa casa, desenvolvendo uma coisa que vai ser muito benéfica para todos os lados”.

A estimativa é que, até o final dessa semana, mais de 50 mulheres passem pela Unidade Escola de Enfermagem e realizem os exames. Além disso, segundo a professora Maria Lúcia, a expectativa é que além de fazer a prevenção, essas mulheres também de tornem replicadoras da campanha de conscientização. “A gente sempre parte do princípio que quando você capta uma pessoa, ela tende a trazer outras quatro ou cinco com ela. Então, a gente espera que essas pessoas que a gente está captando neste ano, no próximo ano tragam consigo as outras pessoas que as circundam, que são próximas a ela, para que elas venham fazer a prevenção também”.

Se você tem interesse em realizar os exames, basta ligar na Direção do Campus Cedeteg e agendar um horário gratuitamente. O telefone é (42) 3629-8103.