Unicentro participa de diversas formas do WinterShow 2018

Difundir a tecnologia e compartilhar o que é desenvolvido em termos de pesquisa. São esses os motivos que levaram a Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) a promover mais uma edição do WinterShow, um dos maiores eventos técnicos sobre cereais de inverno América Latina. O coordenador do WinterShow, Sascha Schwarz, comenta que a feira, juntamente com o Dia de Campo de Verão, também realizado pela Fapa, são momentos que servem como vitrine tecnológica para todo o trabalho desenvolvido pela cooperativa. “A gente fica muito contente em difundir as melhores práticas para os agricultores de toda a região, ajudar a desenvolver o agronegócio, que a gente sabe que hoje é o agronegócio que está sustentando a economia nacional”.

Entre as atrações do WinterShow estão palestras, dinâmicas com maquinário agrícola e estandes de diferentes expositores, que, de acordo com Sascha, são todos parceiros da Fapa e da própria Agrária. “Nosso evento é um pouco diferente de outras feiras. Ele é um evento extremamente técnico. Hoje, temos 67 empresas parceiras que estão trabalhando conosco. A ideia é mostrar as vitrines tecnológicas e as melhores práticas para nossos produtores”.

Essas atrações atraíram os alunos e professores de Agronomia da Unicentro. Um dos docentes que levou seus estudantes até o evento foi o Marcelo Cruz Mendes. “O WinterShow 2018 foi uma excelente oportunidade para alunos de graduação e pós-graduação da Unicentro fazerem a troca de informações com pesquisa, técnicos do agronegócio e produtores rurais. As palestras, as visitações, ao estandes, tudo vem muito contribuir na formação do futuro profissional da Unicentro”, afirma.

Estudantes do curso de Agronomia participaram das atividades

Os visitantes não se restringiam a cooperados da Agrária e alunos da Unicentro. Um exemplo disso é o seo José Pinta, que é produtor de trigo do município de Boa Ventura do São do Roque e veio até a sede da Fapa, em Entre Rios, para ficar por dentro das novidades. “É interessante para gente. Nós que somos agricultor temos que ver as variedades, a cevada, o trigo, o fungicida. Todas essas partes que são da lavoura são boas”, avalia.

Além dos produtores rurais teve mais gente que veio de fora. Quem também assistiu às palestras e visitou os estandes dos 67 expositores foi o Carlos Iago Araújo, que veio de Dois Vizinhos, no sudeste do estado. Ele veio acompanhado pelos colegas do quarto ano de Agronomia da UTFPR de lá. “A gente pode ver o que as empresas estão trazendo, o que estão fazendo no momento e até fazer um networking, conseguir contatos para estágio. Mas, principalmente, observar o que as empresas estão fazendo e buscando de nós alunos”.

Um dos estandes que o Carlos, o seo José e quem mais passou pelo WinterShow pode conferir foi o da Unicentro. Parceira da Fapa em algumas iniciativas, a universidade contou com um espaço que foi utilizado pela Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro, a Novatec, dirigida pela Cláudia Crisóstimo. “É uma satisfação para a Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro participar do WinterShow porque é uma oportunidade tanto para os acadêmicos, professores e empreendedores que convivem na agência de inovação de participar de eventos e feiras desse nível”, esclarece.

O espaço serviu para expor o trabalho da Biotech Sementes, que é uma das empresas sob a tutela da Incubadora Tecnológica de Guarapuava, a Integ. Claudia lembra que a Biotech desenvolve tecnologias de produção de sementes de batata no sistema de aeroponia, uma tecnologia nova para nossa região. Para ela, estar presente no WinterShow é uma maneira de prospectar novos clientes. “É uma empresa nascente. Estão começando a colocar o produto no mercado e o cliente em potencial dessa empresa são os agricultores que participam do WinterShow”.

Novatec/Integ estava entre os 67 expositores (Foto: André Frutuoso)

A Unicentro também marca presença no WinterShow através da organização do Prêmio Franz Jaster de Comunicação. Iniciativa que busca laurear as melhores peças jornalísticas a respeito da feira. “A universidade convive com a Cooperativa Agrária e todas as suas unidades há muito tempo. São dois entes importantes aqui da região centro do Paraná. Nesse sentido, quando fomos provocados a organizarmos, a criarmos, o Prêmio Franz Jaster, a Unicentro prontamente aceitou esse desafio”, conta o professor Marcio Fernandes, do Departamento de Comunicação Social, um dos coordenadores do projeto. No total, são 15 mil reais em premiação para os primeiros colocados nas cinco categorias, que são: jornalismo impresso ou online, fotografia, reportagem radiofônica, material televisivo e universitários. Segundo o professor Marcio, o concurso tem sido incrementado a cada ano. “Uma oportunidade para que os meios de comunicação – não só daqui da região, como do estado e mesmo de fora – possam realizar coberturas jornalísticas cada vez mais sérias, cada vez comprometidas, inclusive, com o desenvolvimento social e econômico da região”.