Unicentro faz teste para selecionar professores temporários para ano letivo de 2019

Estão abertas as inscrições para o processo de seleção visando a contratação de professores temporários para a Unicentro. Ao todo, segundo o pró-reitor de Recursos Humanos da universidade, Robson Ferrás, são 170 vagas distribuídas entre 36 departamentos pedagógicos. “Este teste seletivo tem por objetivo atender o planejamento pedagógico de toda a universidade referente ao ano de 2019. Portanto, esse é o que a gente chama de teste de grande porte, pois está abrigando 170 vagas, sendo um dos maiores já realizados aqui na universidade em termos de quantitativo de vagas. Nós temos vagas para os três campi, ou seja, para Guarapuava – campi Santa Cruz e Cedeteg- e para o campus de Irati nos nove setores de conhecimento, sendo 127 vagas aqui em Guarapuava e 43 vagas em Irati”, detalha.

Três das 170 vagas são exclusivas para portadores de deficiência e mais três são dedicadas a candidatos afrodescendente. As inscrições podem ser feitas pelo site da Unicentro até o dia quinze deste mês, mesma data em que os documentos exigidos no edital devem ser entregues nos protocolos do Santa Cruz, do Cedeteg ou de Irati. A documentação também pode ser enviada via correios. De acordo com Manoel Carlos Ferreira da Silva, da Diretoria de Concursos, o processo seletivo será realizado em duas etapas: uma prova didática e outra de títulos.

Provas ainda não têm data definida, mas devem ocorrer em novembro ou dezembro

A prova didática consiste, realmente, em uma aula em que o candidato dispõe de um período de 40 a 50 minutos em que tem que demonstrar sua capacidade didática, critérios de avaliação já definidos. A prova de títulos é composta por uma série de atividades das quais a conclusão de mestrado e doutorado é uma delas. Dependendo da composição, da pontuação global da prova de títulos, pode haver variação de classificação. Existe dentro desse gabarito da prova de títulos atividades de ensino, pesquisa e extensão, somadas a conclusão de curso de pós-graduação”, explica Manoel.

Os selecionados serão contratados por um período de até 12 meses, havendo a possibilidade de prorrogação do contrato pelo prazo máximo de dois anos. De acordo com Robson, a contratação desses professores é fundamental para o funcionamento da universidade. “A importância desses colaboradores é difícil até de mensurar, é muito importante realmente, porque nós temos, primeiramente, uma necessidade muito grande de docentes. A universidade cresceu, expandiu em termos de cursos e, infelizmente, nós não temos ainda um total de quadro efetivo suficiente para dar conta de todos esses cursos. Isso demonstra a importância desses docentes colaboradores, eles, de igual forma aos docentes efetivos, são o nosso capital humano, que dá conta de levar os cursos adiante, de fazer a universidade acontecer”, avalia.

A distribuição das vagas e os requisitos necessários para a inscrição podem ser conferidos no Edital.