Curso de Engenharia Florestal da Unicentro comemora 20 anos

Com uma graduação reconhecida nacionalmente, além de um atuante Programa de Pós-Graduação consolidado, o curso de Engenharia Florestal da Unicentro completa 20 anos em 2018. “Estamos observando, durante esses 20 anos um grande amadurecimento do curso, a partir de 2007 nós implementamos o mestrado, 2014 o doutorado e estamos com muitos planos de desenvolvimento cada vez maior”, comenta a chefe do Departamento de Engenharia Florestal, professora Andrea Nogueira Dias, sobre como, em apenas duas décadas, o curso ter obtido destaque no cenário da área.

Um jantar foi promovido para celebrar os 20 anos do curso (Foto: Coorc)

A rápida consolidação do curso também é lembrada pelo diretor do campus de Irati e docente de Engenharia Florestal, professor Afonso Figueiredo Filho. “Não temos similar no Brasil, um curso que evoluiu tão rápido. Hoje, podemos dizer que temos realmente um curso aqui consolidado”, afirma. As comemorações pelos 20 anos do curso integraram a programação do 5. Seminário de Atualização Florestal. Entre as atividades estão um jantar com egressos e a produção de um livro de crônicas do curso, para que as memórias dessas duas décadas não sejam perdidas.

Essas crônicas são escritas por várias pessoas que conheceram o curso, fizeram parte do curso, estão fazendo parte do curso, passaram pelo curso, foram colegas e vivenciaram alguma coisa importante. Queremos deixar uma história registrada, falada por várias pessoas, para não deixar passar em branco, e a história a gente sabe que se não registar se perde”, explicaa professora Katia Cylene Lombardi, uma das responsáveis pela organização do livro.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, professor Eduardo da Silva Lopes, chegou a Unicentro em 2001. Momento em que muitas dificuldades tiveram que ser enfrentadas para que o curso recebesse reconhecimento. “Quando cheguei aqui, o curso estava no início. Naquela época, a Engenharia Florestal da Unicentro não era nem conhecida. Em minhas viagens o pessoal sempre confundia com o colégio técnico e eu dizia que a Unicentro era outra coisa. Curso novo, muita desconfiança. Hoje não. Hoje você vê nas grandes empresas ex-alunos nossos atuando em importantes cargos”, recorda.

Primeiros professores do curso foram homenageados (Foto: Coorc)

Qualidade que traz alunos de várias partes do país para Irati. “É um curso que consegue preparar o aluno para o mercado de trabalho, o torna um bom engenheiro florestal. Eu, apenas no mestrado, consigo ver isso tanto na formação da pós-graduação que a gente tem os mesmos professores, quanto na graduação, que a gente acaba atuando de qualquer forma”, conjectura o mestrando Fábio Gomes Monteiro.

Acompanhar o crescimento constante do curso contagia os alunos da graduação, como a estudante do terceiro ano Lara Welter da Silva. “Amo meu curso muito, gosto do que faço e os nossos professores fazem a gente ter paixão pelo que a gente estuda também”, conta.