Universidad Nacional del Est conhece as estruturas da Novatec e da Integ

A consolidação da parceria entre a Unicentro e a Universidad Nacional del Leste, a UNE, do Paraguai, tem caminhado a passos largos. Desde o início do segundo semestre até agora, a nossa universidade já recebeu três comitivas da instituição paraguaia, visando sempre a troca de conhecimentos. A última visita foi de professores e alunos da área de ciências sociais. “O objetivo principal é conhecer um pouco das instalações da Unicentro, do ponto de vista tecnológico e também do ponto de vista da inovação. O local onde estamos é onde está instalada a direção da Incubadora, que o que mais nos interessa”, conta o vice-reitor da UNE, Osvaldo Caballero.

Na Unicentro, os visitantes cumpriram dois dias de agenda. No campus Cedeteg, conheceram a Novatec, que é a Agência de Inovação Tecnológica. Lá, segundo o professor Freddy Zaracho, da instituição paraguaia, coletaram informações que podem auxiliar na criação de uma incubadora semelhante no Paraguai. “Nós estamos buscando com toda a equipe, o que podemos aplicar e levar lá para a nossa universidade. A expectativa é grande porque todos levaremos algo novo, algo que os alunos possam utilizar e que também dê os resultados que nós esperamos, que é a aplicação de novos trabalhos, projetos e eu acho que vai ser muito bom para nós”.

A possibilidade de implantar na UNE uma incubadora tecnológica nos moldes da que temos na Unicentro animou o grupo, principalmente os acadêmicos. Afinal, contar com um espaço semelhante, segundo o estudante de Economia paraguaio, Miguel Massi, complementaria a formação profissional. “A importância para nós, alunos, é tentar aprender e ver o que precisa para poder implementar lá em nossa casa de estudos o que você têm aqui. É o que viemos buscar: observar e ver quais melhoras vamos levar”.

Já no campus Santa Cruz, a comitiva foi recepcionada por professores do Setor de Sociais e Aplicadas para uma reunião de trabalho. As tratativas seguiram no sentido de avaliar as possibilidades de cooperação nessa área entre as duas instituições. A visita ainda abriu espaço para uma participação dos professores paraguaios no Concisa, que é o Congresso Nacional de Ciências Sociais Aplicadas (Concisa). “Neste ano, deu certo de trazer o pessoal do Paraguai para tratar daquilo que eles trabalham lá nas salas de aula e algumas das coisas que eles desenvolvem lá. É interesse deles trazer um pouco da universidade de lá para tentar fortalecer os laços com a Unicentro e, quem sabe, possibilitar que os nossos alunos façam um intercâmbio lá e os alunos deles venham pra cá”, projeta um dos coordenadores do Concisa, professor Marcos Roberto Kuhl.

Docentes paraguaios também participaram do Concisa como palestrantes (Foto: Coorc)

As palestras abordaram o perfil do egresso de Ciências Sociais da UNE e os determinantes do investimento estrangeiro no Paraguai. “A parte que me corresponde é a inserção laboral dos egressos de ciências sociais. É importante para nós também trazermos um pouco da nossa própria experiência, comentar um pouco e escutar também a experiência desta universidade”, detalha o professor Osvaldo Caballero.

Informações relevantes, também, para a formação também dos acadêmicos da Unicentro, como o Clayton de Lima, que curso Ciências Econômicas. “É de suma importância para nós, acadêmicos, ter esse intercâmbio de conhecimentos produzidos em outro país para ter uma visão mais ampla do que a gente está estudando”, defende.

A visita do grupo paraguaio cumpriu com os objetivos estabelecidos previamente e reforçou ainda mais as intenções de cooperação entre as instituições. “Pude ver que a comunidade trabalha muito unida, a universidade também em parceria com a prefeitura e também com as empresas. E tudo isso eu achei muito legal. Muitas coisas devemos fazer lá também. E do mesmo modo, nós estamos trazendo acomo nós estamos trabalhando para fazer esse intercâmbio de experiências”, avalia o professor Jose Romero, da Une.

Parceria entre Unicentro e UNE tem possibilitado a aproximação em diversas áreas (Foto: Coorc)

Para o professor Aldo Nelson Bona, reitor da Unicentro, “toda a universidade como um todo está sendo abrangida nesse trabalho de aproximação para que possamos cooperar com a UNE e, também, receber a cooperação da parte deles. É uma relação de ganha-ganha, é uma relação que, neste momento, nós temos muito mais a oferecer em termos de atender as demandas deles do que a receber, mas, na prática, o que efetivamente ocorre, é que as duas universidades se fortalecem e crescem conjuntamente com essa troca de experiências”.