Estudantes da Unicentro compartilham experiência de mobilidade em universidade da Polônia

Quatro estudantes do campus de Irati da Unicentro retornam há poucos dias de mobilidade internacional. Cleoni Mazur, Maria Lucia Chuilki, Reguina Kovalczyk Drewnowski, William Franco Gonçalves realizaram o intercâmbio, no mês de agosto, na Universidade da Silésia, na Polônia. Para isso, contaram com apoio e financiamento obtidos via Consulado da República da Polônia e do Ministério das Relações Exteriores da Polônia.

Para contar a experiência para os outros membros da comunidade universitária, os estudantes e a professora Nelsi Pabis, que também foi a Polônia, participaram de uma roda de conversas promovida pelo Núcleo de Estudos Eslavos, o Ness. Segundo a coordenadora do Núcleo, professora Mariléia Gartner, o processo de mobilidade é uma evidência da consolidação do convênio entre a Unicentro e a Universidade da Silésia. “Dois destes estudantes, Reguina Kovalczyk Drewnowski e William Franco Gonçalves, viajaram com bolsas de estudo e passagens aéreas financiadas pelo Ministério das Relações Exteriores da República da Polônia, o que é resultado de um importante diálogo que o Nesse mantém com o Consulado Geral da República da Polônia”, afirma.

Na cidade polonesa de Cieszyn, a professora Nelsi e os quatro estudantes participaram, ao longo de um mês, d a “Escola de Verão de Língua, Literatura e Cultura Polonesa”, ofertada pela Universidade da Silésia. De acordo com a professora Loremi Loregian Penkal, que coordenou a mesa-redonda é uma forma de divulgação dos resultados da ação, possibilitando que os estudantes e pesquisadores envolvidos no processo avaliem os resultados da mobilidade discente e docente.

Dando continuidade as ações, nos próximos dias, a Unicentro receberá a estudante Gvantsa Kobakhidze, da Universidade da Silésia, que passará dois meses desenvolvendo atividades junto ao Departamento de Letras e ao Centro de Línguas do campus de Irati (CEL). Além disso, o Nesse acolherá mais duas estudantes da Universidade de Varsóvia, que desenvolverão estudos na Unicentro por um mês.