Palestra defende importância da profissionalização e da promoção do Turismo em Prudentópolis

O campus avançado de Prudentópolis, através do curso de Turismo, recebeu professores, acadêmicos, empresários, autoridades do município e a comunidade para uma palestra com Manoel Jacó Garcia Gimenes, diretor-presidente da Paraná Turismo. Na ocasião, Jacó aproveitou os diferentes setores representados na plateia, para falar sobre o desenvolvimento turístico no município de Prudentópolis e sobre a importância da universidade neste quadro. “O turismo é a nova economia. É uma economia diferenciada porque são 52 semanas, ao ano, e quatro estações. Você pode trabalhar a parte urbana ou a parte rural. A parte mais próxima ou mais longínqua. Você monta um negócio para que alguém de fora venha consumir, e você vai usar os recursos da natureza”, afirma.

O professor Jacó já esteve na região de abrangência da Unicentro outras vezes. O que o fez voltar agora foi um encontro que teve com os acadêmicos do curso de Turismo da Unicentro, durante o Fórum Internacional de Turismo, o Fitur, realizado em Foz do Iguaçu. Segundo Diogo Fernandes, chefe do Departamento de Turismo, foi a partir daí que a mobilização para convidar a comunidade começou. “Nós conversamos com os alunos, mobilizamos eles para que conversassem com a iniciativa privada, com o poder público, para que viessem conversar um pouco sobre a atividade turística e o papel da universidade nesse desenvolvimento, principalmente aqui em Prudentópolis, onde a gente tem intenção, por meio do curso, de desenvolver essa atividade econômica”.

As cachoeiras estão entre os atrativos naturais de Prudentópolis

Para que a palestra fosse realizada, a professora Eliete de Gouveia cedeu sua aula, já que o tema abordado faz parte do conteúdo da disciplina de Relação de Mercado, que é ministrada por ela. A professora viu na palestra um importante incentivo para quem trabalha com o turismo, ou quem trabalhará futuramente, como os acadêmicos do curso. “Para sentir que o turismo é importante, que tem que acontecer, incentivando o meio empresarial que pretende trabalhar com turismo, quem já está trabalhando com turismo para ver que ele pode ter sucesso desde que todos trabalhem em conjunto e é o papel da universidade é esse. A gente está aqui só dando um empurrãozinho para que eles possam ver a importância do turismo na sua cidade, Prudentópolis”, defende.

E a comunidade compareceu. Felipe Lopes é empresário da área da gastronomia. Ele faz parte da terceira geração que toca os negócios da família. Para Felipe, a palestra foi uma excelente maneira de começar a pensar novas possibilidades para investimento turístico. “A gente, às vezes, passa a ficar meio acomodado. Estando no estabelecimento, a gente vai ficando estagnado, e ele chegou para abrir nossos olhos a ver novas oportunidades como turismo regional. Isso é muito interessante para nossa cidade, nossa região. A gente poder contar e contribuir com isso é muito importante”.

Adelmo Luiz Klosowski, prefeito do município de Prudentópolis, também esteve na palestra. Como figura pública, ele destacou a importância do conhecimento passado por Jacó para o turismo de Prudentópolis, que tenta entrar na lista de principais pontos turísticos do estado e do país. “Isso é muito bom porque Prudentópolis está engatinhando no turismo ainda. Nós precisamos de gente do quilate do professor Jacó, para acrescentar aquilo que falta no turismo de Prudentópolis – o entusiasmo, o dinamismo. Foi uma palestra muito boa e que venha a somar muito para o turismo local”, diz.

Traços da cultura ucraniana também são atrativos

O evento foi organizado em conjunto com os acadêmicos do primeiro ano do curso de turismo do campus avançado de Prudentópolis. Jean Carlos Vieira faz parte dessa turma e aproveitou a palestra para aprender mais sobre a importância da profissão que escolheu. “A gente, como acadêmico, vê muita gente falando que o curso de Turismo é para trabalhar só como guia de turismo, mas não é. Tem esse preconceito. O turismo envolve todos aspectos econômicos de uma cidade. O turismo dando certo, com certeza, o futuro da cidade está em boas mãos”.

Para o professor Jacó, Prudentópolis tem grandes chances de se consolidar no mercado turístico, visto a grande quantidade de pontos propícios para isso que o município dispõe. Para ele, se houver interesse da população, o futuro está garantido. “Quando a gente é interessado, não tem frio, não tem sol, não tem madrugada, não tem sábado ou domingo. A gente é empurrado e a gente precisa sonhar. Turismo é a área mais generosa e a que mais distribui renda. Uma pessoa, seja por necessidade, interesse ou sonho, ela fica encorajado e começa a ter ideias. É como se ele tivesse uma lâmpada que se acende”, finaliza.