Mais de 70 estudantes paraguaios visitam o Museu de Ciências Naturais da Unicentro

A troca de experiências e o compartilhamento de saberes têm sido a tônica da aproximação entre a Unicentro e a Universidad Nacional del Este, a UNE, do Paraguai. Prova disso foi a visita de uma delegação da instituição paraguaia à nossa universidade, composta por quatro professores e mais de 70 alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental. “Nosso objetivo é conhecer a universidade porque temos um convênio e queremos também instalar um museu na Universidade Nacional del Este, um museu zoológico e geológico. Por isso, a nossa visita”, detalha a professora Odila Gimenez.

O propósito da visita técnica da delegação ao Museu de Ciências Naturais, no Parque das Araucárias, foi entender como é realizado o processo de formação de coleções e a montagem de um museu de ciências. A ideia é que um espaço semelhante ao que temos em Guarapuava seja instalado na universidade paraguaia e, para isso, estão buscando o auxílio da Unicentro. “Estamos ainda dentro das tratativas, mas a ideia é que nós façamos uma assessoria para que eles montem dentro da Une, um Museu similar ao nosso”, conta o diretor do Museu de Ciências Naturais da Unicentro, professor Maurício Camargo.

Os visitantes, que ainda não conheciam todo o acervo preservado pela Unicentro, puderam conferir de perto uma variedade de amostras de minerais, fósseis e insetos. Objetos que, como conta a acadêmica Minerva Benitez, do curso de Engenharia Ambiental da Une, só haviam estudado na teoria. “Eu já havia ouvido sobre isso em geologia, na matéria de geologia, e agora entendo tudo e gosto. Antes via só o teórico e agora vejo e me encanta muito”.

Segundo o acadêmico de Agronomia, Joel Gimenez, além de conhecer novos lugares, os estudantes ainda aproveitaram a oportunidade para ampliar o conhecimento acadêmico. “Todos os lugares aqui são maravilhosos, tem coisas novas que encontramos, por exemplo, este museu, para aprender mais as coisas que já tivemos aula. Olhar isso, aprender mais, é adquirir mais conhecimento”.

Para a professora Odila, a visita técnica reforçou ainda mais o desejo de construir um espaço de estudos semelhante. “O que estamos vendo é muito interessante porque é, justamente, o que necessitamos em nossa universidade. Também queremos instalar um museu zoológico lá, que é o que tem aqui e estamos querendo pegar as informações para realizarmos algo similar em nossa instituição”.

Unicentro deve assessorar UNE na organização de acervo e montagem de museu de ciências naturais em Cidade do Leste (Foto: Coorc)

A parceria entre as instituições começou com a exposição itinerante do Museu da Unicentro na UNE, no final do semestre passado. Desde então, as tratativas seguem no sentido de fortalecer as parcerias relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão. Por isso, ainda nesse ano, o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, deve ir até o Paraguai para a cerimônia de assinatura de um termo de cooperação entre as duas universidades. A partir de então, caberá a Unicentro o papel de consultoria para a UNE no processo de montagem do museu.

Eu vejo que a Unicentro, hoje, como precursora dessa aproximação da tríplice fronteira – Brasil, Paraguai e Argentina – intelectualmente. Isso favorece a aproximação entre os países latino-americanos e o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e de extensão com universidades que são vizinhas nossas”, defende o diretor do Museu de Ciências Naturais da Unicentro, professor Maurício Camargo.

Já para o vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza, é “através desses intercâmbios, dessas visitas, desse entrelaçamento de professores há um enriquecimento muito grande e é isso que significa para nós – crescer como conhecimento e formação de recursos humanos”.