Semana de Estudos em Engenharia Ambiental é realizada no Campus de Irati

Um momento para agregar novos conhecimentos, novas práticas e também conhecer um pouco mais da realidade do mercado. Esse é o objetivo da 12. Semana de Estudos de Engenharia Ambiental. “Buscamos vários profissionais de diferentes áreas e abordagens da Engenharia Ambiental para que possa ter essa aproximação realmente de tudo que eles veem com exemplos na prática, na atuação profissional do engenheiro ambiental”, explica a professora Tatiane Veiga, que é organizadora do evento.

Os alunos do curso também participaram da organização da semana. A estudante do quarto ano Jaíne Schneider acredita que a participação nesse processo é uma oportunidade para agregar experiência em sua formação. “É um trabalho em grupo e, com certeza, trabalhamos muito para conseguir e isso acaba revertendo em experiência para a gente”, afirma.

Estudantes, egressos e professores participaram das discussões (Foto: Raphael Gierez)

O engenheiro ambiental João Luis Veríssimo foi um dos palestrantes do evento. Para ele, as semanas de estudo são momentos únicos para a troca de informações, algo de suma importância para a carreira dos futuros profissionais. “O engenheiro ambiental precisa ter uma gama de conhecimento, muitas vezes, maior que outros tipos de engenharia, haja vista que a área ambiental é bem completa e holística. Então, a troca de experiência é fundamental para vir formar bons profissionais”, esplana.

O aluno do segundo ano Gabriel Patitucci participou da palestra de João Luis e saiu satisfeito, sabendo um pouco mais sobre o mercado em que atuará. “Muito bom. Dá para ver que é uma pessoa que fez muitas coisas, tem muito conhecimento em várias áreas. Demonstrou que há muita oportunidade para a gente, é só a gente buscar”.

Além das palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e mesas-redondas integram a Semana de Estudo. Atividades que agradam até profissionais já formados, caso da egressa Mariane Fernandes. “Eu acho que a programação da Semana ela está bem interessante, a participação tem valor para que a gente esteja sempre atualizado, sempre vendo coisas novas e ideias novas”.

A questão do emprego também esteve muito presente nas atividades. “Um evento muito importante porque traz profissionais que estão atuando no mercado e mostra perspectiva de possibilidades de emprego para esses alunos, quais são as áreas que podem atuar e isso faz, inclusive, que eles tenham contato com esses profissionais, arrumem estágio e consigam até mesmo vislumbrar uma atividade de emprego”, projeta o professor do Departamento de Engenharia Ambiental, Carlos Magno de Sousa Vidal.

Sustentabilidade esteve no centro dos debates (Foto: Raphael Gierez)

Outro palestrante do evento, o professor da Universidade Federal do Paraná, Patricio Zamora, afirma fazer questão de participar de eventos acadêmicos, já que é na mão dos estudantes que estará o futuro do planeta. “Eu penso que nossa geração fracassou amargamente no gerenciamento das questões ambientais e cabe as pessoas que estão se formando herdar esses problemas e tentar procurar uma solução. Então, a formação dos meninos é de extrema relevância e quanto mais eles puderem absorver de pessoas mais experientes melhor, a responsabilidade a partir de agora é deles”.

A chefe do Departamento de Engenharia Ambiental, professora Jeanette Beber de Sousa, explica que, entre os diversos temas e atividades, segue sendo primordial trazer temas atuais para a comunidade universitária. “Essas temáticas, na área de sustentabilidade, inovação, tecnologia, que são deveras importantes para o curso de Engenharia Ambiental e, por isso, precisam ser sempre retroalimentadas”.