Professora do Departamento de Arte inicia doutorado sanduíche na Espanha

Crescer com qualidade é o principal objetivo da Unicentro. Para isso, uma série de ações são desenvolvidas em diversas frentes de atuação, como o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação e a internacionalização. É, por isso, que a qualificação do corpo docente sempre é uma meta para a Universidade. A professora do Departamento de Arte, Daiane da Cunha, é um exemplo disso. Ela está afastada, desde 2016, das atividades de ensino para se dedicar integralmente a sua pesquisa de doutoramento.

A tese está sendo desenvolvida na Universidade Estadual Paulista, a Unesp, e tem como objetivo analisar a formação e a atuação do professor de Arte. E, agora, ela iniciou um sanduíche na Espanha. A docente passará um ano na Universidade Autônoma de Madri, na Espanha. Para isso, Daiana conta com o apoio da Capes, que é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, através do Programa Doutorado-Sanduíche no Exterior.

A ida para a Espanha visa possibilitar um comparativo com o Brasil, tendo em vista que, nos dois países, o ensino de Arte é obrigatório. “Obrigatoriedade de se ensinar arte na escola ela existe nos dois países da mesma maneira. Então, a minha pesquisa lá vai acontecer na formação universitária dos professores de Arte em Madri, e no ensino de Arte na educação básica. Eu farei coleta de dados e entrevistas com professores do ensino superior e do ensino básico”, explica.

Aqui no Brasil, a coleta de dados foi realizada na própria Unicentro, na Universidade Federal do Sul da Bahia e na Universidade Federal Paraná. A dois anos de terminar o doutorado, a professora já faz planos para o retorno à Unicentro. Ela espera que os estudos em andamento ajudem ao Departamento de Arte na revisão do currículo do curso de licenciatura. “Ela traz uma ampliação da sua atuação, não só na minha sala de aula, no meu ambiente, com certeza eu serei uma professora melhor, tendo uma visão de mundo melhor, podendo ser mais ampliada em relação ao meu objeto de estudo, e assim também ao Departamento e aos acadêmicos”, finaliza.