Vestibular 2019 conta com mais de 11 mil candidatos inscritos

O Vestibular 2019 da Unicentro teve início neste domingo (16). Com um total de 11.474 candidatos inscritos, as provas do processo seletivo foram aplicadas em sete cidades do Paraná: Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Prudentópolis e Coronel Vivida. “Em termos de realização de uma prova de uma etapa de vestibular é o maior número que nós temos, são quase onze mil e quinhentos candidatos, que representa de fato um grande número, mais de vinte e três estados da federação com candidatos aqui presentes”, ressaltou o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona.

Devido à grande quantidade de participantes, o número de locais de prova também aumentou. Em Guarapuava, por exemplo, as provas foram aplicadas nos campi Santa Cruz e Cedeteg e, também, na Faculdade Guairacá. Em Irati, Laranjeiras do Sul e Pitanga também são três locais de prova. Já em Prudentópolis, dois locais foram preparados para recepcionar os estudantes.

Neste ano, a novidade é a abertura da primeira turma de Medicina, que também é o curso mais concorrido da edição. São 7.445 estudantes buscando garantir uma das 32 vagas disponíveis, o que totaliza uma relação de 232 candidatos por vaga. Alice Peres é uma das candidatas. Ela veio de Macapá preparada para encarar a concorrência. “Eu estou estudando no meu terceiro ano de cursinho, então é muito cansativo, mas vale a pena”, disse.

O segundo curso mais procurado pelos estudantes é o de Psicologia, com uma concorrência de 25 candidatos por vaga. Em seguida, o curso de Medicina Veterinária, com um total de 14 candidatos por vaga.

Neste domingo (16), teve início o Vestibular 2019 da Unicentro em sete cidades do Paraná.

Conforme as instruções, os portões foram fechados exatamente às 14 horas, em todos os locais de provas. Em seguida, os candidatos deram início ao processo seletivo. Na primeira etapa, a prova foi composta por questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira Moderna. Além das questões objetivas, os estudantes também precisaram escrever uma redação sobre um dos três temas propostos.

Do total de inscritos, 796 deixaram de realizar a prova. Em Guarapuava, foram 378 ausentes e, em Irati, 213. Já no campus avançado de Chopinzinho, 11 candidatos não compareceram. Em Laranjeiras do Sul, o processo contabilizou 56 ausentes. Em Pitanga, 64 candidatos também não realizaram a prova. Prudentópolis registrou a ausência de 40 candidatos. Por fim, em Coronel Vivida, o número de ausentes foi de 34.

Amanhã (17), dando continuidade ao processo seletivo, será realizada a etapa que segue o sistema de vestibular vocacionado, composto por questões de Física, Matemática, Filosofia, Sociologia, Química, Geografia, História e Biologia, conforme o curso de inscrição.

No Vestibular 2019, a Unicentro oferta 1.411 vagas, distribuídas entre os 40 cursos de graduação ofertados pela instituição. As fotos do primeiro dia de provas já estão disponíveis no Banco de Imagens.