Primeiro dia de provas do Vestibular leva mais 2500 candidatos para a cidade de Irati

Ocorreu neste domingo (16), o primeiro dia de provas do vestibular 2019 da Unicentro. Neste ano, mais de 11 mil candidatos concorrem as vagas ofertadas pela universidade. Na cidade de Irati, mais de 2500 candidatos realizaram as provas, que pela primeira vez na cidade, foi ofertada em três locais diferentes. Além do campus da Unicentro, também foram utilizados para aplicação das provas os Colégios Estaduais João XXIII e Antônio Xavier da Silveira.

O número de ausentes na cidade de Irati foi de 155 candidatos. O que corresponde a 6,19% dos inscritos. O curso mais concorrido do Campus de Irati foi o de Psicologia, que contabilizou 301 inscritos para 12 vagas. Totalizando um média de 25,08 candidato por vaga.

No primeiro dia de provas, os acadêmicos responderam questões de Português, Literatura e Língua Estrangeira, além da redação. Alexandre Migliorini veio de Curitiba para prestar vestibular para o curso de Educação Física. Ele destaca a atualidade dos temas propostos na redação. “Os três não foram tão complicados, mas também não tão simples de desenvolver uma dissertação sobre. São temas que estão aparecendo muito na atualidade, não só nos jornais, mas também nas mídias digitais”, comenta.

Alex Zanetti dos Santos, veio do município de Palmeira. Ele quer tentar uma vaga para o curso de Agronomia da Unicentro. “Não estava tão difícil. Eu achei que seria pior. Amanhã tem as específicas, que são mais difíceis, mas vamos ver como será”.

Essa é a primeira vez que o curso de Medicina está sendo ofertado pela Unicentro. A vestibulanda Isabella de Lazari veio de Curitiba para tentar a vaga no curso tão sonhado. “Eu vi que era o primeiro ano que tinha medicina e é o curso dos meus sonhos. Eu vi alguns cartazes no meu cursinho e me interessei bastante, por ser no Paraná, o estado que eu nasci”. A estudante ainda elogiou o sistema de provas da Unicentro. “Eu espero ir bem na redação, porque ela vale bastante. Espero que nos dois dias eu vá bem, porque é uma prova acessível. Achei bem legal as matérias direcionadas para cada curso”.

Cristina Dietrich também veio de Curitiba. A estudante quer cursar História e viu na Unicentro a boa qualificação que procura. “Meu primo prestou aqui e o curso era muito bom. Eu fui atrás da colocação da universidade e do curso de História, e descobri que é um curso bom. Tem uma boa colocação”. Mesmo nervosa, a candidata demonstrou confiança. “Eu estou um pouco nervosa, porque é meu primeiro vestibular, mas eu acho que vai dar certo”, conta.

Como o número de candidatos que optaram por realizar as provas do vestibular na cidade de Irati foi grande, a universidade buscou parcerias com outros órgãos públicos, afim de garantir segurança e boa estrutura aos candidatos. “Nós contamos com o apoio da Polícia Militar e também da Polícia Rodoviária Federal, já que o acesso ao Campus aqui da Unicentro é através da BR. Contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, com a participação de enfermeiros em todos os locais de provas. Tivemos algumas ocorrências costumeiras, como queda de pressão, e o pessoal da saúde fez o atendimento necessário”, explica o chefe da Divisão de Processos Seletivos de Irati, Edson Golinski.

De acordo com Golinski, o primeiro dia de provas terminou sem grandes ocorrências. A expectativa é que isso se repita no dia de amanhã. “Tudo correu de maneira tranquila. Desde a entrada dos candidatos, até o momento de realização das provas. Esperamos que amanhã seja ainda mais tranquilo. Acreditamos que o candidato venha até um pouco mais calmo, por já ter feito e realizado a primeira etapa. Esperamos que não tenhamos ocorrências fora da normalidade”, finaliza.