Vestibular na Unicentro tem início nesse domingo

Começa nesse domingo, 16, o Vestibular 2019 da Unicentro e se você é um dos 11 mil candidatos que vai tentar uma vaga na nossa universidade deve ficar atento.  A coordenadora de Processos Seletivos da instituição, Maria Aparecida Mores Pinto, explica que os estudantes devem confirmar com antecedência o local onde farão as provas e o ensalamento. Informações que estão disponíveis no menu do candidato. ~As cidades que nós vamos fazer as provas do Vestibular são Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis. Aqui em Guarapuava são três locais de prova. Irati, Laranjeiras e Pitanga são três também. E Prudentópolis são dois locais”, detalha.

Segundo Maria, mesmo com a inscrição efetivada, o estudante pode ser impedido de realizar o processo seletivo se não seguir todas as instruções detalhadas também no manual do candidato. “Se ele não apresentar um documento original de identidade, com foto e assinatura, de validade nacional. Também se chegar atrasado porque os portões fecham as 14 horas. Nós abrimos os portões 30 minutos antes. Aí, ele já pode entrar e procurar a sua sala”.

Provas serão realizadas em Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis (Foto: Arquivo Coorc)

Nos dois dias de prova, é necessário apresentar o documento de identidade original. Ele não pode ter qualquer tipo de rasura. Em caso de dúvida da originalidade do documento, o fiscal pode impedir a entrada do candidato na sala. “Os fiscais estão instruídos e só aceitarão documento original – fotocópia não – e que contenha foto e assinatura. Aquelas cédulas de identidade que tem aquele campo da assinatura que está escrito não-alfabetizado também não serão aceitas”.

São dois dias de prova e, em cada um deles, os candidatos têm quatro horas para responder as questões. O gabarito deve ser preenchido com caneta esferográfica, de ponta grossa, com tinta azul ou preta. Os estudantes só podem deixar o local do processo seletivo  duas horas depois do início das provas. Já a folha de rascunha será disponibilizada 10 minutos após o fim da prova. “Dessa vez, nós colocamos a folha de rascunho das respostas no caderno de provas. Então, se ele ficar até as 18h10 nos dois dias, ele leva as respostas da prova do dia”, conta Maria.

Durante as provas, o consumo de alimentos e bebidas é permitido, desde que sejam removidos o rótulo ou a embalagem. Celulares e outros aparelhos eletrônicos devem ser desligados e colocados em uma sacola plástica que será oferecida pelo fiscal de sala. Se ainda restar alguma dúvida, é recomendada a leitura do manual do candidato.