Inscrições para o PAC terminam nessa quinta, 06 de setembro

A Unicentro é uma universidade pública, ou seja, seu ensino é gratuito e está disponível para todos. Para quem deseja cursar um dos 41 cursos de graduação que a nossa universidade oferece, existem diferentes caminhos. Um deles é o vestibular, que é realizado uma vez por ano na instituição. Outro é o Sisu, que é o Sistema de Seleção Unificada promovido pelo governo federal. A terceira opção é o PAC, o Programa de Avaliação Continuada, voltado para os alunos do ensino médio.

O PAC é mais uma forma de ingresso nos cursos de graduação da Unicentro. Ele funciona diferente do vestibular, funciona em três etapas. Então, quando o aluno é matriculado na primeira série ele pode fazer a inscrição para participar do PAC 1 que é a primeira etapa. Quando ele está na segunda série, ele participa do PAC 2; e quando estiver na terceira série ele faz a etapa 3. Tem que estar matriculado na primeira série e o aluno tem que ter participado desde a primeira etapa para participar das outras etapas”, explica a coordenadora de Processos Seletivos da Unicentro, Maria Mores Pinto.

Nesse ano, provas do PAC serão realizadas no dia 31 de outubro

A cada etapa do PAC o estudante faz uma prova que aborda só o conteúdo estudado por ele naquele ano do ensino médio. Quem aproveitou essa maneira de ingresso para conseguir uma vaga na Unicentro foi a Ellen Bruger, que já já está no último ano de Publicidade e Propaganda. “Foi muito importante na minha vida porque como você faz as provas todos os anos do ensino médio – no primeiro, no segundo e no terceiro -, eu acho que isso tira um peso muito grande das costas de quem está no ensino médio, porque quando você faz o vestibular já no terceiro ano, você já está muito atarefado, você muitas vezes está cansado, e isso com certeza prejudica na nota”.

Podem participar do PAC alunos do ensino médio de instituições públicas e privadas. Ao todo, 10% das vagas anuais de todos os cursos ofertados na Unicentro são destinadas ao Processo de Avaliação Continuada. “Esse é o primeiro ano do Curso de Medicina e, para o PAC, foram reservadas oito vagas. Então, no caso desse curso, são 20% do total de vagas”, completa Maria.

As inscrições para p PAC podem ser realizadas através do site da Unicentro até quinta-feira, dia seis de setembro.