Encontro de Pesquisa celebra o Dia do Nutricionista

O nutricionista é o profissional que tem como função contribuir para a saúde dos indivíduos e da coletividade, investigando a relação entre as pessoas e os alimentos. O dia desse profissional é comemorado em 31 de agosto. Por isso, o Departamento de Nutrição da Unicentro, em alusão à data, organizou o 2. Encontro de Pesquisa em Alimentação e Nutrição.O objetivo da atividade é, segundo a representante da comissão de eventos, professora Gabriela Bennemann, além de comemorar o dia do profissional de Nutrição, proporcionar conhecimento e atualização na área e, também, divulgar as pesquisas realizadas pelos professores do curso.

Estudantes de todas as turmas participaram da ação (Foto: Márcio Nei dos Santos)

É uma ideia que deu muito certo em relação ao Departamento de Nutrição já que nós temos agora as professoras concluindo as teses de doutorado, pesquisas que foram bem importantes em diferentes áreas. E aí, a gente julga necessário trazer um retorno para a comunidade e, também, possibilitar aos nossos alunos conhecerem um pouquinho mais sobre o que nós estudamos para que esses conhecimentos que possam instigar o interesse deles a se tornarem futuros pesquisadores”, explica Gabriela.

Neste ano, o evento contou com a participação de mais de 100 pessoas. Entre elas, acadêmicos dos quatro anos do curso e profissionais que já atuam na área. Para a estudante de Nutrição na Unicentro, Ana Beatriz Sidor Herdt, participar das palestras é uma oportunidade de atualizar conhecimentos e trocar experiências. “Eu achei muito interessante comemorar o dia da nossa profissão conhecendo todos esses trabalhos e trocando conhecimento tanto entre os alunos quanto a partir das apresentações das professoras. Então, eu acho que é um momento para parar, pensar e reconhecer a nossa profissão e nos empenharmos ainda mais para sermos valorizados pelo nosso trabalho”.

Palestras foram ministradas por professora do curso recém-doutoras (Foto: Márcio Nei dos Santos)

A proposta do Encontro é abrir espaço para que docentes do Departamento de Nutrição apresentem suas teses de doutorado. Neste ano, foram três palestras. Uma delas foi proferida pela professora Nancy Sayuri Uchida, que abordou “O efeito hepatoprotetor do óleo essencial de capim-limão em modelo experimental de lesão hepática induzida por paracetamol”. “O uso de produtos naturais está muito em alta. Então, trazer este tema para eles em uma outra metodologia, eu acho muito importante também para o conhecimento dos alunos”, afirma.

O diretor do campus Cedeteg, professor Fábio Hernandes, acompanhou a abertura do Encontro e destacou a importância do evento para promover a valorização do profissional nutricionista. “É o profissional que cuida da saúde através da alimentação, é um profissional indispensável para os dias atuais. Então, para nós, é uma alegria participar desse evento. Celebrar o dia do nutricionista é importante também para valorizar, para que os nossos estudantes conheçam o papel do nutricionista, troquem informações nesse dia”.