Educação e Pedagogia Social são tema de evento realizado no Campus Santa Cruz

Pensar e refletir a educação a partir de uma perspectiva de um novo projeto de sociedade. Esse foi um dos intuitos da realização do 4. Eduso Paraná (Encontro de Educação e Pedagogia Social) e do 1. Encontro Regional de Formação Docente para a Educação Escolar Indígena. Durante os quatro dias de evento, que fez parte da programação da Semana Acadêmica de Pedagogia, a Unicentro recebeu pesquisadores do Brasil e do exterior em palestras, minicursos, mesas-redondas, exposições indígenas e apresentações culturais.

A coordenadora geral do Eduso, a professora Suzete Terezinha Orzechowski, salienta que o evento tem uma dimensão além do debate entre educadores, que é o aprendizado social. “A importância para nós é muito significativa porque congregamos vários pesquisadores, vários investigadores que trabalham com essa linha de pesquisa. Então, para nós, é um evento relevante”, afirma.

Eduso integrou a programação da Semana Acadêmica de Pedagogia (Foto: Priscila Pollon)

A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes de diversos setores do município. A prefeitura, por exemplo, enviou o vice-prefeito Itacir Vezzaro. Para ele, falar sobre temas de cunho social é uma oportunidade de semear novos conhecimentos. “Disseminar nas diversas categorias, pensando em gênero, em geração; pensando nas etnias também, como é que se vamos trabalhar com o próprio indígena, o próprio quilombola. Então, são diversas categorias que nós precisamos aprender”, reflete Itacir.

Ppinião partilhada pelo vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza. Ele defende que construir e inovar o conhecimento é um dos preceitos da Universidade. “É por meio da educação inclusiva, por meio de uma educação voltada para as classes vulneráveis que a gente recupera os conceitos vitais para sobrevivência da sociedade”.

A premissa do Eduso é que fazer a educação chegar a todas as crianças e jovens é o caminho possível para a mudança da sociedade. Nesse sentido, uma das palestras do encontro foi “Práticas da educação social e as perspectivas teórico-metodológicas da pedagogia social”, com o professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, João Clemente de Souza Neto. “Pensar em educação social, pensar em pedagogia social requer refletir o social como uma categoria analítica, numa perspectiva de um projeto de sociedade, de construção dos novos sujeitos, das pessoas. É pensar sobretudo em um projeto de convivência humana”, defende.

Educação indígena também esteve em pauta (Foto: Priscila Pollon)

Durante a formação dos professores, o Eduso apresentou novas alternativas para o processo educacional, como conta a presidente da Associação Brasileira de Educação Social e Pedagogia Social, a Eduso Brasil, Jacyara Silva de Paiva. “É uma educação voltada para sua base social, sua base humanística aos direitos humanos, a garantia de seus direitos”.

O 1. Encontro Regional de Formação Docente para Educação Escolar Indígena também foi uma possibilidade de troca cultural da Unicentro com os indígenas. A professora Vanessa Rodrigues, que participou do encontro, aprovou a iniciativa. “Nós temos uma abertura bem grande dentro da Unicentro para que estes contextos sejam discutidos. As extensões são um exemplo disso. Chopinzinho é uma extensão que tem uma troca cultural indígena bem fortalecida. A aprendizagem deles não só é potencializada como também potencializa a nossa nessa troca cultural”, declara.