Abertas as inscrições para o Festival Unicentro da Canção 2018

O calor da plateia, o brilho das luzes… Sentir a emoção de subir no palco e se apresentar no Festival Unicentro da Canção, o Fuca, é um sonho comum para quem se envolve com música na universidade. O Felipe Staciaki, que é aluno de Química, já teve essa experiência. No Festival do ano passado, ele conquistou o prêmio da plateia. “Foi bem surpreendente até pelo resultado final do evento, que eu acabei conseguindo o prêmio da platéia. Chega a ser intimidador e, ao mesmo tempo, muito empolgante porque é uma estrutura muito grande para você fazer um show e é muita gente olhando você”, lembra. Mas ele quer mais do que recordações, busca novas experiências. Por isso, nesse pretende subir ao palco do Fuca novamente e já está se preparando para isso.

Quem compartilha do mesmo sonho é a Eduarda Machado , estudante de Letras-Inglês. “Eu acho muito legal e interessante você poder mostrar sua arte e compartilhar com outros um pouco do que você sabe fazer, um pouco de quem você é. Eu gosto muito disso  e eu sou apaixonada por arte”, afirma. Eduarda, Felipe e todos os outros músicos interessados em participar do Fuca 2018 têm até o dia 21 de agosto para fazer a inscrição. Paras isso, é preciso acessar o site do Festival, preencher a ficha de inscrição e enviar a música com que vai concorrer, seja na categoria Interpretação ou na Composição.

Vale lembrar que só podem se inscrever na categoria Interpretação estudantes, professores ou funcionários de instituições de ensino superior. Já a modalidade Composição é aberta a todo o público. O regulamento está disponível para consulta na página do Fuca na internet. Mas não são todos os inscritos que chegam se apresentar durante o Festival. Os candidatos passam por uma pré-seleção realizada por uma comissão julgadora externa à universidade.“A gente encaminha os áudios para essa comissão, sem nome, sem nada, eles não sabem quem são os cantores”, explica o coordenador-geral do Fuca, Danny Jessé Nascimento. “O que a gente recomenda para quem está se inscrevendo é que mandem áudios com qualidade. Porque isso pode fazer a diferença para quem está analisando”.

Músicas podem concorrer em duas categorias: composição e interpretação (Foto: Coorc)

Cada uma das categorias possui critérios específicos que serão levados em conta pela comissão julgadora. Por exemplo: o candidato que se inscrever em Interpretação vai ser avaliado levando em conta a qualidade vocal, a percepção rítmica, a concepção da obra e o nível de dificuldade da canção interpretada. Já para quem pensa em participar do Fuca com uma Composição própria, o que vale é a letra, o arranjo, a instrumentação, a interpretação e a melodia.

A oitava edição do Fuca vai ser realizada nos dias 26, 27 e 28 de setembro, no Auditório Francisco Contini, que fica no Campus Santa Cruz. A entrada para as audições do Festival é gratuita em todas as noite.