Curso de Engenharia Florestal promove concurso de crônicas em comemoração por seus 20 anos

O curso de Engenharia Florestal do Campus de Irati da Unicentro está prestes a completar 20 anos. Para celebrar, os professores do Departamento decidiram organizar um livro que reunisse e contasse as duas décadas de história do curso na Universidade. Como o objetivo é publicar as mais variadas visões e histórias sobre a Engenharia Florestal da Unicentro, segundo a chefe do Departamento, professora Kátia Cylene Lombardi, decidiu-se pela realização de um concurso de crônicas. “Nós queríamos escrever um livro sobre a história do curso, só que contada por todas as pessoas e não por uma só, por uma única equipe. Acreditamos que uma história contada por mais pessoas incentiva mais a leitura e o conhecimento do curso”, esclarece.

Podem participar do concurso, alunos, professores, funcionários… Qualquer pessoa que tenha tido algum tipo de contato com o curso de Engenharia Florestal da Unicentro ao longo de seus 20 anos. E para compor essa história, qualquer lembrança é válida. O importante, de acordo com a professora Kátia, é escrever algo que tenha sido marcante e significativo para quem vivenciou. “Qualquer história pode ser contada. Qualquer fato do dia a dia, uma conversa, um encontro… Um dia de aula, por exemplo. Uma aula de campo que foi feita. A gente espera qualquer assunto”, estimula Kátia.

Além de Kátia, também fazem parte da comissão organizadora do livro os professores Vagner Pesck e Eneida Martins Miskalo. Para julgar as crônicas, quatro professores da área da literatura foram convidados. Os melhores irão compor o livro e os cinco que tiverem mais destaque também serão premiados e apresentados durante o quinto Seminário de Atualização Florestal, que será realizado em setembro.

Concurso quer resgatar histórias ligadas ao curso

Para Kátia, o curso não se constrói apenas com os professores. Por isso, é essencial abrir esse espaço para que a comunidade acadêmica e os servidores também possam participar. “Os 20 anos não foram feitos só por nós. Esse curso foi construído desde as primeiras pessoas que chegaram aqui e que hoje não estão mais. Esses formados continuam sendo importantes pra gente, porque trazem as tecnologias novas das empresas e das áreas que eles estão atuando. Eu cheguei aqui há 14 anos, o que aconteceu antes disso, não sei contar”, afirma.

O regulamento do concurso está disponível na aba de eventos, no site da Unicentro. As crônicas podem ser enviadas até o dia 31 de agosto. A professora Kátia aproveita para reforçar o convite. “Espero que muitas pessoas participem. A gente sabe que tem histórias interessantes, e gostaríamos de registrá-las: o que é vivência na graduação e o que é vivência no curso de Engenharia Florestal”.