Unicentro recebe inscrições de candidatos para processo eleitoral interno

A Unicentro, ao longo dos anos, tem se destacado no cenário nacional e, segundo o último ranking do MEC (Ministério da Educação), é a 34. melhor universidade brasileira. Esse reconhecimento é resultado do trabalho de muita gente, que está sempre comprometida em fazer o melhor para atender aos anseios da comunidade universitária. Nesse momento, por exemplo, está em andamento o processo eleitoral que definirá as novas chefias dos departamentos pedagógicos, as direções dos setores de conhecimento e os representantes dos conselhos superiores da universidade.

O período de inscrição para os candidatos a esses cargos segue aberto até o dia 16 de agosto. As chapas poderão ser registradas nos protocolos dos campi Santa Cruz, Cedeteg e Irati. “Podem se inscrever professores e agentes universitários efetivos da instituição que estejam exercendo os seus cargos há mais de quatro anos e que tenham Tempo de Dedicação Exclusiva (Tide)”, explicou o presidente da comissão eleitoral, professor Jayme Peres.

De acordo com o docente, os representantes dos conselhos superiores terão um mandato de dois anos. Já os diretores e vice-diretores dos setores de conhecimento deverão cumprir quatro anos de mandato e os chefes e vice-chefes de departamentos pedagógicos eleitos permanecem no cargo por dois anos. O professor destacou a importância da participação da comunidade acadêmica no processo eleitoral. “A participação da comunidade – agentes universitários, alunos e professores – retrata a credibilidade dos nossos candidatos diante de suas candidaturas e possíveis gestões em cada representação, direção setor e chefias e vice-chefias de departamento. A comunidade participando é uma forma de exercer o seu voto em um exercício de democracia e também o voto significa apoiar e avalizar o exercício dos cargos pelos eleitos”, diz.

Além da participação presencial da comunidade universitária, as eleições também contarão com a participação dos alunos da educação a distância que, neste ano, como contou o professor Jayme, será diferenciada. “Os alunos regularmente matriculados na EAD, nesta eleição, pela primeira vez, farão o seu voto online. Esse sistema permitirá que a apuração ocorra de forma mais prática, sem a necessidade de deslocar funcionários para buscar urnas nessa região, o qual nos trará, além de maior agilidade, um menor gasto para instituição”, afirma.

A eleição será realizada no dia 27 de setembro. Os candidatos eleitos devem assumir os respectivos cargos a partir de fevereiro do próximo ano. “A expectativa é que tudo ocorra de forma transparente e que os alunos participem em sua grande maioria, pois são o nosso principal foco de voto, e que também os professores e agentes universitários participem de uma forma organizada para que se possa, então, avalizar a credibilidade no sistema de eleição”, salienta.

O Edital completo está disponível no site da Universidade.